DARF: como pagar sem código de barras?

Felipo Bellini 16/03/2022 Notícias

O Darf é um meio de realizar pagamentos, bastante similar ao boleto, exceto pela ausência do código de barras. Neste sentido, para que a dívida possa ser quitada através do Documento de Arrecadação de Receitas Federais, seria necessário ir até uma agência bancária ou utilizar o internet banking.

O que é o DARF?

É um documento que funciona como guia e tem como finalidade obter as taxas, contribuições e impostos que se encontram penetrados nas ações financeiras. O seu uso é indispensável para as empresas e trabalhadores físicos, pois este efetua os recolhimentos precisos para a Receita Federal, como o CSLL, COFINS, IRPJ, PIS, IFO e demais.

O que é o DARF

Fonte/Reprodução: original

O Darf também serve para auxiliar as pessoas, visto que este impede que os descumprimentos das obrigações ocorram e ainda garante segurança no pagamento e nos critérios fiscais.

Como funciona o DARF sem o código de barras?

Em razão da ausência do código de barras, os seus meios de pagamento podem ser através do internet banking, onde será necessário o acesso ao site e preenchimentos de alguns campos.

Outra maneira seria o banco em que será preciso o CPF, algumas informações e a seleção do período de apuração.

Como fazer o pagamento do DARF sem o código de barras?

O pagamento poderá ser feito pelo PIX, pois o documento passou a ter um QR code, e para isso só é preciso acessar o pix, ir à opção de leitura de QR code, conferir, confirmar os dados e concluir a quitação.

Outra maneira de realizar o pagamento é por meio do internet banking, que ao ser acessada basta clicar em “pagamentos”, selecionar “impostos” e apertar em “Darf”, feito isso é só preencher os dados e finalizar. Porém, precisa ser um banco autorizado, como Itau, Bradesco, Caixa e outros!

Para executar o pagamento através de bancos digitais e até mesmo gerar o Darf, é necessário que um código de barras seja criado. Neste sentido, é importante acessar o Sicalc na internet ou no aplicativo, escolher a opção do seu município, informar os dados essenciais e imprimir o documento.

Em situações que a operação precisará ser feita por contas bancárias, basta entrar no aplicativo da instituição, ir no “menu”, em seguida em “pagamentos”, depois selecionar “Darf sem código de barras” ou “impostos e taxas” fazer o preenchimento com seus dados e fazer o pagamento.

O Darf te oferece várias opções para quitar sua dívida, além de proporcionar segurança e tranquilidade.

 

Outros artigos

Resorts no Interior de SP

28/09/2010

Resorts no Interior de SP

Com alguns feriados se aproximando, como por exemplo, o do dia 12 de outubro que é um dos feriados mais especiais pela comemoração do Dia das Crianças, a dúvida ...

Pratos Infantis Decorados

11/05/2011

Pratos Infantis Decorados

Crianças ultimamente apresentam um alto grau de dificuldade na alimentação, eles comem o que eles querem e muitas vezes acabam por não possuírem todos os nutrientes ...