domingo, 14 de agosto de 2022 - 14/08/2022 21:23:46
MundodasTribos

Nesta terça-feira as inscrições para o ENEM foram abertas e com total gratuidade, aos participantes que não puderam participar em 2020, através da página do Participante. Até o dia 26 de setembro permanecerão abertas e a prova será realizada no mesmo dia, 26 de setembro.

O que este artigo aborda:

Inscrições abertas

O Supremo Tribunal Federal optou por reabrir as inscrições para os participantes que não puderam comparecer na data original do exame, por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, a Educafro, principal autora que determinou a reabertura, informou que tentará recorrer contra a decisão do Ministério da Educação de apenas abrir inscrições aos que não participaram da prova.

MEC abre inscrições do ENEM, veja quem terá gratuidade

Fonte/Reprodução: Inep

Ainda com a Educafro, o MEC descumpre, inclusive, uma decisão judicial. O correto seria abrir as inscrições para todos os estudantes que sentirem-se na necessidade de participar do ENEM.

O órgão do governo não tinha permitido que candidatos que não realizaram a prova de 2020, por conta do coronavírus, tivessem gratuidade no momento da inscrição, ou seja, seria apenas cerca de 3,1 milhões de estudantes a realizarem a prova. Esse número se equipara ao ano de 2005.

Ministério da Educação contra a gratuidade

Este método que o MEC havia adotado não engloba os estudantes mais pobres do Brasil, ou seja, eles ficariam de fora do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir da decisão do Supremo, serão incluídos entre 1 milhão a 2 milhões de candidatos.

Os candidatos farão as provas juntamente com o PPL, a sigla significa: pessoas privadas de liberdade. Haverá um edital a ser publicado no Diário da União.

Demais participantes com inscrição confirmada realizarão as provas a partir do dia 21 e 28 de novembro de 2021. As datas estão previstas desde o começo das inscrições, portanto, os que forem participar das provas deverão verificar no site INEP a localização das provas.

O que é o ENEM?

A sigla significa Exame Nacional do Ensino Médio, e essa prova tem como principal objetivo garantir que os alunos adquiram uma nota X ao avaliarem mediante resultados obtidos pelas provas, para ingressar em universidades públicas ou privadas. O programa existe desde 1998. 

Os alunos interessados e que não puderam participar do ENEM 2020, devem acessar a página do Participante e inscreverem-se.

O conteúdo "MEC abre inscrições do ENEM, veja quem terá gratuidade" foi feito por Felipo Bellini e distribuído por MundodasTribos na categoria Educação em .

Felipo Bellini

Empresário, Tradutor e professor formado em Letras Inglês. Atualmente gerencio a empresa Tutora.me - Uma rede social de educação que visa a interação entre professores e alunos - e a empresa Traduza.biz - especializada em tradução acadêmica.

1

Pode ser do seu interesse

Vagas de Estágio nos EUA, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Argentina 2010-2011

Vagas de Estágio nos EUA, Canadá, Inglaterra, Irlanda, Espanha e Argentina 2010-2011

Faculdades De Moda Em São Paulo

Faculdades De Moda Em São Paulo

Manual do candidato vestibular Fuvest 2014

Manual do candidato vestibular Fuvest 2014

Cursos oferecidos pela PUC Campinas 2011-2012

Cursos oferecidos pela PUC Campinas 2011-2012

Programa de qualificação para copa 2014

Programa de qualificação para copa 2014

Curso de Design de Móveis Gratuito Senai SP

Curso de Design de Móveis Gratuito Senai SP