MEC abre inscrições do ENEM, veja quem terá gratuidade

Felipo Bellini 14/09/2021 Educação

Nesta terça-feira as inscrições para o ENEM foram abertas e com total gratuidade, aos participantes que não puderam participar em 2020, através da página do Participante. Até o dia 26 de setembro permanecerão abertas e a prova será realizada no mesmo dia, 26 de setembro.

Inscrições abertas

O Supremo Tribunal Federal optou por reabrir as inscrições para os participantes que não puderam comparecer na data original do exame, por conta da pandemia do coronavírus. No entanto, a Educafro, principal autora que determinou a reabertura, informou que tentará recorrer contra a decisão do Ministério da Educação de apenas abrir inscrições aos que não participaram da prova.

MEC abre inscrições do ENEM, veja quem terá gratuidade

Fonte/Reprodução: Inep

Ainda com a Educafro, o MEC descumpre, inclusive, uma decisão judicial. O correto seria abrir as inscrições para todos os estudantes que sentirem-se na necessidade de participar do ENEM.

O órgão do governo não tinha permitido que candidatos que não realizaram a prova de 2020, por conta do coronavírus, tivessem gratuidade no momento da inscrição, ou seja, seria apenas cerca de 3,1 milhões de estudantes a realizarem a prova. Esse número se equipara ao ano de 2005.

Ministério da Educação contra a gratuidade

Este método que o MEC havia adotado não engloba os estudantes mais pobres do Brasil, ou seja, eles ficariam de fora do Exame Nacional do Ensino Médio. A partir da decisão do Supremo, serão incluídos entre 1 milhão a 2 milhões de candidatos.

Os candidatos farão as provas juntamente com o PPL, a sigla significa: pessoas privadas de liberdade. Haverá um edital a ser publicado no Diário da União.

Demais participantes com inscrição confirmada realizarão as provas a partir do dia 21 e 28 de novembro de 2021. As datas estão previstas desde o começo das inscrições, portanto, os que forem participar das provas deverão verificar no site INEP a localização das provas.

O que é o ENEM?

A sigla significa Exame Nacional do Ensino Médio, e essa prova tem como principal objetivo garantir que os alunos adquiram uma nota X ao avaliarem mediante resultados obtidos pelas provas, para ingressar em universidades públicas ou privadas. O programa existe desde 1998. 

Os alunos interessados e que não puderam participar do ENEM 2020, devem acessar a página do Participante e inscreverem-se.

Outros artigos

Grammy 2012 Indicados

28/12/2011

Grammy 2012 Indicados

A lista de indicados ao Grammy 2012, o mais importante premio de música da atualidade e considerado o Oscar da música, foi revelado dia 30 de novembro e grandes ...