22 de agosto: Dia do Folclore

Folclore é um conjunto de mitos e lendas, passadas de geração para geração. O objetivo dessas histórias é transmitir mensagens para os pequenos, mas…

Por Isabella Moretti em 22/08/2012

Folclore é um conjunto de mitos e lendas, passadas de geração para geração. O objetivo dessas histórias é transmitir mensagens para os pequenos, mas algumas foram criadas apenas para assustar.  O nosso país é rico em carga cultural. Conheça um pouco mais sobre o dia do folclore e a sua importância para o Brasil.

No dia 22 de agosto, vale a pena contar algumas histórias sobre personagens folclóricos. (Foto:Divulgação)

☰ CONTEÚDO

Origem do dia nacional do folclore

A palavra “Folclore” deriva da língua inglesa. Em inglês, “folk” significa povo, enquanto “lore” significa cultura. A junção forma a cultura do povo, nossa cultura popular.

O congresso Nacional Brasileiro foi quem determinou a data para o dia do Folclore. Isso ocorreu em 1965. O objetivo foi o de valorizar a cultura nacional, não deixando que as histórias e os personagens brasileiros se perdessem com o tempo.

Por isso, no dia 22 de agosto é comemorado o dia do Folclore, uma data para que a cultura seja passada para as crianças com muita alegria, dança, criatividade e festa, perpetuando a nossa cultura popular.

Saiba mais: Lendas do Folclore, Mitos e Contos Folclóricos

Conheça algumas histórias

Conheça alguns dos personagens que fazem parte do Folclore brasileiro:

Saci Pererê, uma das figuras mais conhecidas do folclore brasileiro (Foto:Divulgação)

O Saci Pererê: a lenda conta sobre um travesso menino negro, que possui apenas uma perna. Ele vive pulando pelas matas, com seu cachimbo sempre aceso e seu mágico gorro vermelho na cabeça. Por ser muito arteiro, adora espantar os cavalos, assustar as pessoas e queimar a comida dos outros.

Boitatá: conhecida também como o “fogo que corre”, essa é a história de uma cobra de fogo, protetora das matas e também dos animais. Ela é capaz de caçar aqueles que desrespeitam a natureza. Foi uma das primeiras lendas relatadas.

O Boto: essa é a história de um lindo homem muito jovem e bonito. A lenda conta que ele sai das águas e frequenta festas, conquistando mulheres, levando-as para a praia onde as engravida. Logo depois, ele volta para o rio e se transforma em boto.

O Lobisomem: essa história conta sobre um homem que foi atacado por um lobo, em plena lua cheia. Como o homem não morreu, adquiriu a capacidade de se transformar em lobo apenas quando é dia de lua cheia. Quando isso ocorre, ele ataca todos que passarem pela frente. Conta a lenda que para matá-lo é necessário que um tiro de bala de prata atinja seu coração.

O Curupira: um dos contos mais conhecidos do nosso Folclore é sobre o curupira. Um anão de cabelos vermelhos e longos, com os pés virados para trás. Ele é capaz de perseguir e matar todos aqueles que desrespeitam a natureza.

Outros personagens Folclóricos

A Iara, meio mulher e meio peixe, é a encantadora de pescadores. (Foto:Divulgação)

– Mãe D´água

– Corpo Seco

– Pisadeira

– Mula sem cabeça

– Mãe de Ouro

– Negrinho do Pastoreio

– Boi Bumbá

– Vitória Régia

O dia do Folclore Brasileiro é uma data muito importante para o nosso país. Essa comemoração foi a forma encontrada para que a nossa cultura, composta por lendas e personagens magníficos, não se perdesse com o tempo.

O folclore é muito comemorado na escola. Saiba mais: Atividades infantis para o folclore

Top