Como viajar de graça com milhas

Todos já ouviram falar do programa de milhas das várias operadoras de voo do nosso país. Mas, como isso funciona? É possível usar suas…

Por Redacao em 03/01/2012

Todos já ouviram falar do programa de milhas das várias operadoras de voo do nosso país. Mas, como isso funciona? É possível usar suas milhas para comprar passagens aéreas e viajar gratuitamente, basta que você se cadastre para começar a juntar seus pontos.

O que são milhas?

Trata-se de uma unidade de medida de distância que as companhias aéreas fornecem quando se viaja. Nesse contexto, de acordo com a passagem que é comprada, ganha uma determinada quantia em milhas. O acúmulo dessas milhas possibilita que sejam trocadas por uma nova viagem ou também permite que se pague uma parte da viagem com milhas e o resto com dinheiro. Para isso, as maiores companhias aéreas do Brasil, como a TAM e a Gol/Varig ao longo dos anos, vem buscando incrementar ainda mais seus programas de milhagem, com o objetivo de fidelizar seus clientes.

As companhias aéreas sempre oferecem programas de fidelidade ou programas de milhagem. Com eles, você acumula pontos/milhas a cada viagem ou através de comprar com o cartão de crédito e depois pode trocar por passagens aéreas.

No Brasil, temos o TAM Fidelidade, o Smiles da Gol e Varig, o Tudo Azul e o Amigo, que são da OceanAir. Em todos esses sites, o cadastro é feito pela internet e não há nenhuma burocracia para participar.

Como acumular pontos/milhas

Depois de fazer seu cadastro, você vai receber um número, que deverá ser informado a cada compra de passagem, para que as milhas sejam creditadas a você. Mas a forma como isso acontece varia de uma companhia aérea para outra, então vale a pena se informar em cada site.

De qualquer forma, há praticamente duas maneiras de acumular pontos/milhas: voando ou usando o cartão de crédito. Com o cartão de crédito é ainda mais fácil, pois é mais utilizado. Portanto, informe-se com sua agência como usar seus pontos para comprar milhas.

Para utilizar seus pontos, é só entrar no site da companhia que você se registrou e dar entrada por lá, realizando todo o processo pela internet.

Sites das companhias aéreas

TAM Fidelidade

Smiles

Tudo Azul

Amigo

Top