Como usar o LinkedIn ao seu favor

Como usar o LinkedIn ao seu favor

Como usar o LinkedIn ao seu favor? – Esta é uma dúvida de muitos profissionais que estão buscando ampliar a rede de contatos e…

Por Isabella Moretti em 25/11/2014

Como usar o LinkedIn ao seu favor? – Esta é uma dúvida de muitos profissionais que estão buscando ampliar a rede de contatos e favorecer a carreira. Nessa matéria, nós iremos mostrar como tirar o melhor proveito dessa rede social de negócios.

Como usar o LinkedIn ao seu favor? (Foto: Divulgação)

O LinkedIn é uma rede social que foi fundada em 2002, com o objetivo de expandir os relacionamentos profissionais na internet. Ele se destaca como uma poderosa ferramenta de networking e também ajuda a conquistar um bom emprego.

A popularidade do LinkedIn tem crescido entre os brasileiros. A rede social conta com mais de 300 milhões de usuários, que estão distribuídos em mais de 200 países. Muitas pessoas resolvem criar uma conta no LinkedIn apenas quando ficam desempregadas, mas esse não é o melhor caminho para aproveitar todos os benefícios que o site tem a oferecer.

Leia mais: Regras de comportamento para o LinkedIn

Como usar o LinkedIn ao seu favor

Confira a seguir uma seleção de dicas de como usar o LinkedIn ao seu favor:

Divulgue o seu perfil profissional

O LinkedIn se destaca como uma poderosa ferramenta para divulgar o perfil profissional. Ele tem um caráter mais formal que o Facebook e garante muitas possibilidades de conexões com colegas de trabalho e outras pessoas que trabalham dentro da sua área.

O LinkedIn é uma rede social de negócios. (Foto: Divulgação)

Para obter bons resultados com o LinkedIn, é preciso elaborar um perfil completo. O usuário precisa incluir todos os cursos que foram realizados, as principais experiências profissionais e as atividades complementares. Também não adianta criar um perfil e deixá-lo abandonado na rede. É fundamental fazer atualizações, participar de grupos e estabelecer novas conexões.

Faça convites personalizados

O LinkedIn trabalha com uma mensagem padrão nos convites, mas o ideal é criar um texto personalizado para estabelecer conexão com um determinado usuário. Esse cuidado transmite noção de proximidade e reduz às chances do seu convite ser ignorado.

Monte um perfil completo e mantenha-o atualizado. (Foto: Divulgação)

Conquiste recomendações

A rede social possui uma ferramenta chamada “Recommendations”, que permite receber recomendações de ex-colegas de trabalho. Conquistar mensagens positivas é uma ótima forma de aumentar a confiabilidade do seu perfil.

Busque emprego pelo LinkedIn

Muitas pessoas usam o Linkedln para encontrar emprego. Para tirar proveito dessa função, basta clicar no item “Jobs” e selecionar “Find Jobs”. Na página seguinte, selecione a aba “advanced search” e realize uma pesquisa avançada. A ferramenta permite buscar vagas de emprego conforme a localização, área de atuação.

Você pode buscar vagas de emprego no LinkedIn. (Foto: Divulgação)

Outra forma de melhorar a busca por trabalho é adquirindo o pacote pago do Linkedln. Pagando uma pequena quantia por mês, o usuário deixa o seu perfil na mira dos recrutadores e também pode consultar quais profissionais visitaram o seu perfil.

Agora que você já sabe como usar o LinkedIn ao seu favor, aumente as chances da sua carreira.

 

Top