A estratégia marketing de influência cresce a cada dia: entenda!

A estratégia marketing de influência cresce a cada dia: entenda!

A estratégia marketing de influência cresce a cada dia: entenda!

Wagner Santos 05/07/2021 Marketing

Marketing de Influência é uma tendência que estava se popularizando entre as empresas. Com a pandemia em 2020 em decorrência do COVID-19, e o isolamento social, esse mercado se consolidou.

Marketing de Influência

Diversos negócios, em especial os de pequeno e médio porte, que nunca imaginaram trabalhar com influenciadores, se viram sem opção a não ser investir em profissionais que aumentassem suas vendas online. 

O setor evoluiu e se popularizou muito no ano que passou. No entanto, os números para o futuro são ainda mais animadores. Algumas pesquisas indicam que o total de receita disponível para esse mercado em 2021 será em torno de R$ 10.

71% das empresas dizem que aumentarão o investimento em marketing de influência ou começarão a pensar em colocar essa estratégia em prática. Segundo o Youpix – empresa especializada no setor – 86,5% das marcas já enxergam a importância de trabalhar com esses profissionais.

Dentre as estratégias de marketing para empresas, o marketing de influência está se destacando. É uma área em ascensão e terá bons resultados quem souber aproveitar o momento e colocar essa abordagem em prática da maneira mais adequada.

Para muitos, essa estratégia pode parecer algo novo. Mas, na realidade, não é. O uso de personalidades famosas, celebridades, atrizes, cantores, entre outros, em campanhas de publicidade é utilizado há anos.

São os famosos garotos-propaganda. Basicamente, essa estratégia funciona da mesma maneira: utilizar da credibilidade de alguém famoso para seu público-alvo para divulgar produtos ou serviços. Há uma única diferença: agora essa abordagem é realizada na internet. 

Se você ainda não sabe como fazer marketing de influência, está no lugar certo. Acompanhe e entenda tudo que precisa saber sobre o tema.

 

Afinal, o que é marketing de influência?

Marketing de influência é a estratégia de divulgação realizada por meio de influenciadores. Marketing de influência se refere a tudo que engloba esse serviço, como a contratação desses profissionais, planejamento estratégico, estabelecimento de metas e muito mais. 

É a união criada entre marca e influenciador em que o profissional empresta sua credibilidade à empresa para a promoção da empresa, produto ou serviço. O público, por confiar naquela personalidade, acredita na sua indicação e se torna um possível cliente.

Os influenciadores atuam, então, como porta-vozes de um grande público nas redes sociais. São eles que tornam o produto conhecido, aceito e desejado por meio dos conteúdos que produzem – seja vídeo, foto, reels, stories, resenhas, lives ou qualquer outro meio de comunicação.

Essa estratégia é bem aceita no mercado porque se difere daquele padrão engessado de publicidade. Ela cria laços com seu público-alvo de forma indireta, com um viés humanizado que está inserido no dia a dia das pessoas.

Há diferentes tipos de influenciadores. Atualmente, a quantidade de seguidores serve apenas para classificá-los para as marcas, então, existem os nano influenciadores, micro influenciadores, intermediários, macro influenciadores e mega influenciadores. 

Além dos variados canais de comunicação, também existem várias formas de trabalhar com esses profissionais – enviando os famosos “recebidos”, como embaixadores da marca, conteúdos patrocinados e muito mais.

 

Por que está em alta atualmente?

São diversos motivos para tanto sucesso. O primeiro deles é que o marketing de influência é um serviço extremamente segmentado, ainda mais com influenciadores menores – como os nano influencers que contam com menos de 10 mil seguidores.

A marca deve escolher o influencer que tem o mesmo público. Ou seja, se é uma empresa de produtos de cabelo, o ideal é contratar um influenciador que dê dicas sobre como tratar os fios, por exemplo.

Isso porque seus seguidores são interessados em temas relacionados a cabelo e podem se interessar pela marca. É uma estratégia eficiente exatamente por essa segmentação. 

Ainda sobre público-alvo, o marketing de influência pode ser a melhor opção nas redes sociais. Isso porque muitos não ligam para anúncios patrocinados e outros os bloqueiam, enquanto os influencers conversam diretamente com o público.

Tanta eficiência também se dá porque os influenciadores têm credibilidade com seus seguidores. Ou seja, ao indicar algo, as pessoas que o seguem acreditam que aquilo é, de fato, vantajoso.

É uma estratégia segmentada e com alto poder de conversão. Afinal, confiam muito mais em uma recomendação de alguém próximo do que de garotos propaganda que não conhecem.  

Marketing de influência se consolidou ainda mais entre as pequenas e médias empresas, por ajudá-las a crescer e se consolidar no mercado. Então, hoje, é uma estratégia que atinge todos os negócios e públicos, por isso, é a estratégia mais falada do momento no mundo das redes sociais. 

Outros artigos

Como dar gelo em alguém

21/12/2015

Como dar gelo em alguém

Relacionamento não é algo fácil. Isso porque envolve duas pessoas com personalidades distintas. No entanto, quando decidem ficar juntas, é necessário que os dois est...

Como usar batom de brilho molhado

01/03/2012

Como usar batom de brilho molhado

[caption id="attachment_402253" align="aligncenter" width="491" caption="Batom de brilho molhado, a sensação na boca das mulheres"][/caption] O batom faz a difere...

Bar de canto para sala de estar – Fotos

08/12/2010

Bar de canto para sala de estar – Fotos

A escolha da decoração de ambientes deve ser voltada geralmente ao sua identidade, personalidade e o que você pensa para o ambiente, no entanto, isso não significa q...