Como usar coturno: dicas

Para quem gosta de calçados modernos, estilosos e cheios de atitude, os coturnos estão entre as melhores opções. Criados para serem usados por soldados,…

Para quem gosta de calçados modernos, estilosos e cheios de atitude, os coturnos estão entre as melhores opções. Criados para serem usados por soldados, estas botas são chamadas, em inglês, de “combat boots”. Quando surgiram, tinham um estilo totalmente grosseiro e, muitas vezes, mal se podia definir um pé do outro. Com o passar do tempo, os coturnos ganharam as ruas e foram os calçados mais usados pelos membros do movimento punk. Eles eram parte importante da vestimenta que refletia um comportamento rebelde, contra o sistema da época. Ainda hoje, embora tenha passado por inúmeras mudanças, a essência do coturno se mantém. Entretanto, ele pode ser adaptado aos mais diferentes estilos de looks. Veja como usar coturnos.

Looks com coturnos coloridos (Foto: Divulgação)

Coturnos para o visual rocker

Os coturnos continuam entre os principais elementos da moda rock’n roll. Para quem gosta deste estilo de vestimenta, vale a pena investir neste calçado. A cor mais comum é a preta, embora existam outras que possam ser adaptadas ao look rocker. Hoje, também são muito numerosos os modelos de coturnos com spikes, que são bastante característicos deste estilo. Pode-se combiná-los com calças jeans (rasgadas ou não), calças leggings, skinny, shorts ou bermudas e até mesmo vestidos. No inverno, aposte em meias calças diferentes, combinando-as com os coturnos e com peças curtas.

Visual rock'n roll está em alta e combina perfeitamente com coturno (Foto: Divulgação)

Outras formas de usar coturno

As botinas rebeldes passaram por inúmeras modificações. Os coturnos inverno 2013 mostram isso, com clareza. Os modelos das estações passadas também trouxeram detalhes diferenciados, que permitem usá-los de várias maneiras, inclusive para um visual mais romântico. Quem quiser usar coturno com saia ou vestido, por exemplo, pode apostar em cores mais suaves, como o marrom ou o nude, bem como com detalhes menos agressivos na bota. Existem modelos que deixam os pés bem pequenos e femininos.

Produções delicadas também ficam bem com coturnos (Foto: Divulgação)

Para quem quer algo mais fashion e ousado, a dica é usa coturnos coloridos, que tiram um pouco o visual pesado do look, tornando-o mais divertido. Existem até mesmo botinas metálicas, com cores como dourado, prata e bronze. Elas são perfeitas para uma produção noturna, cheia de estilo.

Leia Também:  Pipa Beleza Spa Resort - pacotes de viagens CVC

Na realidade, pode-se dizer que não há muitas regras para usar coturnos. Hoje, o calçado tem sido bem aceito em todos os meios e em todos os estilos de produção. Ele acabou por ser usado quase como uma bota comum. É claro que não é indicado combiná-lo com roupas mais sofisticadas, destinadas a eventos formais. Por outro lado, qualquer produção mais despojada pode incluir os coturnos.

Top