Como usar corset para modelar o corpo

Como usar corset para modelar o corpo

Muitas pessoas confundem corset, corselet, corpete e espartilho. De fato, não á uma tarefa fácil entender, exatamente, as diferenças entre eles. Isso acontece porque…

Por Editorial MDT em 11/12/2012

Muitas pessoas confundem corset, corselet, corpete e espartilho. De fato, não á uma tarefa fácil entender, exatamente, as diferenças entre eles. Isso acontece porque existem divulgações errôneas, relacionadas a esta peça. Tais informações acabam fazendo com que as mulheres não consigam diferenciar o que é um e o que é outro. Outro fato importante é esta dificuldade de identificação acabar favorecendo a venda de produtos falsificados, que prometem reduzir as medidas de quem os usa. Portanto, vamos mostrar, de forma simples, as características de um corset e como ele pode ser usado para modelar o corpo.

Imagem de Marilyn Monroe, usando um genuíno corset (Foto: Divulgação)

O que é um corset?

O corset é uma peça estruturada, que deve ser feita sob medida, pois ela tem o potencial de alterar a estrutura corporal. A palavra é de origem francesa e, no Brasil, é traduzida como “espartilho”. Já o corselet (ou corpete) é uma peça mais simples, sem costuras próprias e que não modela o corpo. Ele é destinado ao uso casual. Por mais que o corselet pareça apertado, ela irá apenas evidenciar as medidas já existentes, sem modificá-las. Portanto, deve-se ter muita atenção, ao decidir comprar tais peças. Se um vendedor anuncia um produto como “espartilho” ou “corset”, é preciso ter atenção. Saiba mais, a seguir.

Corset para modelar o corpo

O corset pode ser associado a outras peças, modelando o corpo e deixando-o sensual (Foto: Divulgação)

Muitas mulheres estão à procura de corsets para modelar o corpo. O uso de uma peça genuína, entretanto, requer cuidados. A prática de afinamento da cintura e diminuição de medidas com corset é chamada Tight-Lacing. Por meio dela, a praticante consegue afinar, consideravelmente, a cintura. Isso se dá pelo deslocamento da última costela do corpo, que é mais flexível e se adapta à modelagem do corset. Este treino é feito, durante algum tempo. Depende da estrutura corporal de cada mulher.

O ponto mais importante a ser observado é a confecção de corset. Uma peça genuína, pronta, é um corset. Contudo, se ele não foi feito por pessoas responsáveis, sob medida, de acordo com as características do corpo que irá usá-lo, poderá ser extremamente prejudicial à saúde. Por exemplo, se ele estiver muito apertado no tórax, pode prejudicar a capacidade respiratória (mesmo sem que a pessoa esteja usando a peça). Se a medida não estiver correta no quadril, poderá dificultar a circulação de sangue, nas pernas.

É preciso adquirir um corset, feito sob medida (Foto: Divulgação)

Portanto, quem deseja saber como modelar o corpo com corset deve, antes, procurar profissionais (os corsetmakers) para que seja feita uma peça, sob medida. Eles irão confeccionar o corset, de acordo com as necessidades do corpo da pessoa (inclusive com informações sobre o posicionamento dos órgãos internos), bem como irão orientá-la, quanto à prática correta do Tight-lacing. Um exemplo disso é o site www.ferrercorsets.com.br, tradicional na fabricação de corsets.

Veja alguns vestidos com corselet: Vestidos de festa com corselet

Confira dicas para usar corsets: Como Usar Corset, Dicas

 

 

Top