Dicas para escolher uma boa escola para seu filho

Preparamos hoje algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho. Afinal, garantir o futuro dos filhos é algo muito importante para os…

Preparamos hoje algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho. Afinal, garantir o futuro dos filhos é algo muito importante para os pais. Pensando nisso, é preciso escolher, muito bem, onde nossas crianças estudarão. Seguem algumas orientações, que serão de ajuda na hora de pesquisar a escola. Tudo isso é importante, pois o papel da escola é fundamental para a criança e jovem, ajudam a construir sua personalidade, o coloca em contínuo exercício de convívio com pessoas diferentes, que agem e pensam diferente.

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho (Foto: Exame/Abril)

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho (Foto: Exame/Abril)

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho

A primeira de algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho é justamente ter calma e paciência para pesquisar e analisar a escola ou as escolas que você tenha interessado em conhecer para possivelmente coloca-lo lá. É preciso uma boa intuição de mãe e também de alguns pontos importantes que listamos mais abaixo para você entender melhor. Anote tudo e faça uma passo a passo para fazer uma escolha lógica.

Leia mais informações sobre: Como escolher a melhor escola para seu filho

Primeiros passos

1 – Vá à escola pretendida, converse com os professores e pais de outros alunos, que estudem lá. Verifique se os ensinamentos da escola correspondem com os conceitos ensinados em casa. A escola deve executar a educação da criança em parceria com a família. Assim como escolher um emprego, vocÊ precisa escolher uma escola que combine com seus valores e ideias, como um escola, que por exemplo, alimenta as crianças com comida vegana.

Escola é uma espécie de investimento para o futuro do seu filho (Foto: Exame/Abril)

Escola é uma espécie de investimento para o futuro do seu filho (Foto: Exame/Abril)

2 – Confira a estrutura física do colégio, como biblioteca, um local de lazer e as condições das salas de aula.  Se informe, sobre os recursos e equipamentos tecnológicos, que a escola oferece aos alunos.

Leia Também:  Acupuntura Estética para Emagrecer, como funciona?

Num segundo momento

3 – O diálogo com a família do estudante. O canal de comunicação com os pais deve ser eficiente e seguro, para evitar problemas quando acontecer algo urgente. Verifique quais são os canais de comunicação, entre a escola e a família, e com que periodicidade as reuniões acontecem. Pais e educadores devem estar sempre em contato. Veja qual procedimento o colégio adota para caso de emergências ou acidentes.

Procure uma escola que estimule dons e talentos das crianças (Foto: Exame/Abril)

Procure uma escola que estimule dons e talentos das crianças (Foto: Exame/Abril)

4 – Profissionais preparados. Obtenha informações sobre a capacitação dos professores e como seu trabalho é avaliado pelo Ministérios da Educação (MEC), dos pais dos alunos e dependendo do caso, veja também a avaliação dos alunos diante desse profissional.

5- Projetos engajados, que buscam a consciência da criança. É importante que a escola esteja engajada em projetos relacionados ao meio ambiente, estudos sobre direitos humanos ou projetos sociais e comunitários.

Leia mais informações sobre: Saiba como escolher a melhor escola para os filhos

Valores e projetos

6 -Avalie os horários da escola. O horário que ela funciona vai te ajudar ou não? Isso é importante. Assim também como o tempo para você chegar até o local.

7 – Leve a criança com você. Isso mesmo, você deve, quando já escolher duas escolas ao menos, levar o seu filho para sentir o ambiente e ver a reação dele conforme o local, ver o que ele sente das pessoas que vão recepcioná-los.

Busque a melhor escola, seja publica ou particular (Foto: Exame/Abril)

Busque a melhor escola, seja publica ou particular (Foto: Exame/Abril)

8 – Por fim, preço. Você agora deve avaliar se vale a pena financeiramente a escola cabe no seu bolso e se isso não vai atrapalhar as contas. Ter consciência do que se tem e o que se pode fazer ajuda e muito nessas situações.

Leia Também:  Erros para não cometer durante uma reunião

Seguir essas dicas facilitarão a escolha de uma boa escola para a “pessoinha” mais importante da sua vida. Quer mais dica sobre este tema? Confira nossos artigos e fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top