Dicas para escolher uma boa escola para seu filho

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho

Preparamos hoje algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho. Afinal, garantir o futuro dos filhos é algo muito importante para os…

Por Élida Santos em 14/01/2016

Preparamos hoje algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho. Afinal, garantir o futuro dos filhos é algo muito importante para os pais. Pensando nisso, é preciso escolher, muito bem, onde nossas crianças estudarão. Seguem algumas orientações, que serão de ajuda na hora de pesquisar a escola. Tudo isso é importante, pois o papel da escola é fundamental para a criança e jovem, ajudam a construir sua personalidade, o coloca em contínuo exercício de convívio com pessoas diferentes, que agem e pensam diferente.

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho (Foto: Exame/Abril)

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho (Foto: Exame/Abril)

Dicas para escolher uma boa escola para seu filho

A primeira de algumas dicas para escolher uma boa escola para seu filho é justamente ter calma e paciência para pesquisar e analisar a escola ou as escolas que você tenha interessado em conhecer para possivelmente coloca-lo lá. É preciso uma boa intuição de mãe e também de alguns pontos importantes que listamos mais abaixo para você entender melhor. Anote tudo e faça uma passo a passo para fazer uma escolha lógica.

Leia mais informações sobre: Como escolher a melhor escola para seu filho

Primeiros passos

1 – Vá à escola pretendida, converse com os professores e pais de outros alunos, que estudem lá. Verifique se os ensinamentos da escola correspondem com os conceitos ensinados em casa. A escola deve executar a educação da criança em parceria com a família. Assim como escolher um emprego, vocÊ precisa escolher uma escola que combine com seus valores e ideias, como um escola, que por exemplo, alimenta as crianças com comida vegana.

Escola é uma espécie de investimento para o futuro do seu filho (Foto: Exame/Abril)

Escola é uma espécie de investimento para o futuro do seu filho (Foto: Exame/Abril)

2 – Confira a estrutura física do colégio, como biblioteca, um local de lazer e as condições das salas de aula.  Se informe, sobre os recursos e equipamentos tecnológicos, que a escola oferece aos alunos.

Num segundo momento

3 – O diálogo com a família do estudante. O canal de comunicação com os pais deve ser eficiente e seguro, para evitar problemas quando acontecer algo urgente. Verifique quais são os canais de comunicação, entre a escola e a família, e com que periodicidade as reuniões acontecem. Pais e educadores devem estar sempre em contato. Veja qual procedimento o colégio adota para caso de emergências ou acidentes.

Procure uma escola que estimule dons e talentos das crianças (Foto: Exame/Abril)

Procure uma escola que estimule dons e talentos das crianças (Foto: Exame/Abril)

4 – Profissionais preparados. Obtenha informações sobre a capacitação dos professores e como seu trabalho é avaliado pelo Ministérios da Educação (MEC), dos pais dos alunos e dependendo do caso, veja também a avaliação dos alunos diante desse profissional.

5- Projetos engajados, que buscam a consciência da criança. É importante que a escola esteja engajada em projetos relacionados ao meio ambiente, estudos sobre direitos humanos ou projetos sociais e comunitários.

Leia mais informações sobre: Saiba como escolher a melhor escola para os filhos

Valores e projetos

6 -Avalie os horários da escola. O horário que ela funciona vai te ajudar ou não? Isso é importante. Assim também como o tempo para você chegar até o local.

7 – Leve a criança com você. Isso mesmo, você deve, quando já escolher duas escolas ao menos, levar o seu filho para sentir o ambiente e ver a reação dele conforme o local, ver o que ele sente das pessoas que vão recepcioná-los.

Busque a melhor escola, seja publica ou particular (Foto: Exame/Abril)

Busque a melhor escola, seja publica ou particular (Foto: Exame/Abril)

8 – Por fim, preço. Você agora deve avaliar se vale a pena financeiramente a escola cabe no seu bolso e se isso não vai atrapalhar as contas. Ter consciência do que se tem e o que se pode fazer ajuda e muito nessas situações.

Seguir essas dicas facilitarão a escolha de uma boa escola para a “pessoinha” mais importante da sua vida. Quer mais dica sobre este tema? Confira nossos artigos e fique bem informado aqui no Mundo das Tribos!

Top