Como usar bermudas no ambiente de trabalho

Nos últimos meses, com a estiagem e a intensificação do calor (em especial em cidades como o Rio de Janeiro), iniciou-se um movimento, que…

Nos últimos meses, com a estiagem e a intensificação do calor (em especial em cidades como o Rio de Janeiro), iniciou-se um movimento, que teve grande repercussão nas redes sociais, em prol da liberação do uso de bermudas pelos homens, no ambiente de trabalho. Em geral, profissões que exigem a obediência a um código de vestimenta costumam sacrificar muito mais os homens, já que as mulheres podem usar vestidos e saias, desde que discretos. E muitas empresas acabaram liberando o uso de peças mais curtas, para os funcionários masculinos. Veja algumas dicas para usar bermudas no ambiente de trabalho, sem erros.

Muitas empresas liberaram o uso das bermudas (Foto: Divulgação)

Comprimento das bermudas

Tão importante quanto o estilo da bermuda escolhido, é o comprimento das peças. Apesar de terem sido liberadas em muitas empresas, deve-se sempre ter em mente que o ambiente de trabalho não é o de lazer.

Bermudas curtas não são bermudas; são chamados shorts. Mostrar as coxas no trabalho não é a melhor ideia. O comprimento da bermuda para o trabalho deve ser sobre os joelhos, um pouquinho acima deles ou logo abaixo deles.

Escolher uma bermuda, ainda que esta seja elegante, com comprimento muito além dos joelhos, é tão inadequado quanto as curtas, pois elas podem fazer com que a aparência pareça desleixada.

Camisas com as mangas dobradas ficam elegantes no trabalho (Foto: Divulgação)

Estilo ideal das bermudas e como combiná-las

Sempre vale a regra de observar qual o grau de seriedade do ambiente de trabalho. Quando ele é formal, o mais indicado é optar pelas peças feitas em tecidos mais finos, como as bermudas de alfaiataria. Em linhas retas e com aspecto sóbrio, elas mantêm a elegância e a seriedade do look.

Continuar Lendo  Assado de milho com linguiça

Bermudas de algodão também são bem vindas, em ambientes menos exigentes. Ainda assim, deixe de lado os modelos cheios de detalhes, como bolsos, correntes, entre outros. Quanto mais enxuta, melhor.

Cores como marrom escuro, bege, preto, azul escuro e grafite mantêm a sobriedade do visual e podem ser combinadas com várias outras cores e estilos de camisas.

A bermuda não deve ser curta, nem comprida demais (Foto: Divulgação)

Caso não possa combinar a bermuda de trabalho com camisas de mangas curtas, use as de mangas longas, dobrando-as, na altura dos cotovelos. Uma camisa branca e elegante, sob um blazer, também é bem vinda. Se usar cintos, prefira que sejam em cores neutras e, se possível, semelhantes à cor dos calçados.

Já os calçados que combinam com bermuda de trabalho são os docksides, os oxfords, os tênis de couro sem cadarço ou mocassins. Pode-se usá-los sem meias ou com meias soquete.

Já os ambientes mais permissivos aceitam bermudas mais modernas, que podem ser combinadas com camisas polo ou até mesmo camisetas. Evite, porém, o exagero. Excesso de cores ou desenhos podem comprometer o visual.

Top