Como Usar a Lente de Contato

A Lente de contato é um acessório para auxiliar na visão, principalmente para quem não enxerga de longe, ou seja, quem é míope. Muitas…

A Lente de contato é um acessório para auxiliar na visão, principalmente para quem não enxerga de longe, ou seja, quem é míope. Muitas pessoas usam lente colorida apenas para mudar o visual. Independente do motivo, você precisa tomar certos cuidados para a manutenção das mesmas. A lente é algo super sensível e que precisa de uma higienização constante e correta. Em contato diretamente com os olhos, ela pode prejudicar o órgão se não ser manuseada com cuidado e da maneira correta. Antes de manusear, é preciso lavar muito bem as mãos. Não use as unhas, elas podem rasgar a lente que é de um material gelatinoso e sensível. Se você for colocá-las perto de locais onde há ralos, como pias, banheiros e assim por diante, não deixe de tampar esse ralo para evitar que a lente caia no mesmo. Se a lente cair de suas mãos, independente de onde cair, não deixe de fazer a higienização novamente. Lembre-se que ela estará em contato direto com seus olhos e qualquer poeira pode prejudicar sua visão.

Ao fechar o estojo da lente, esteja seguro que a lente está totalmente dentro do mesmo, pois se estiver na borda, você pode parti-la. O estojo é outro item que deve ganhar atenção. Deixe-o sempre guardado em um local seguro, longe de curiosos e crianças. Até mesmo para manusear o estojo, você precisa estar com as mãos limpas. Quem não sabe dos cuidados que requer uma lente, pode acabar estragando, derrubando, contaminando, rasgando e assim por diante. Esteja seguro de que o estojo está em um local certo e seguro. Certifique também de que o mesmo está totalmente fechado, pois senão o liquido pode vazar. Esse liquido deve ser próprio para lentes, capaz de matar possíveis microorganismos.

Nunca deixe suas lentes em soro fisiológico. Ele pode ser usado apenas para a limpeza, mas não para armazenamento. Nunca deixe suas lentes de contato fora do estojo, caso não estejam em uso. Por serem de difícil visualização, podem ser facilmente danificadas por insetos, pequenos animais, ou até mesmo, serem jogadas fora. Já houve inúmeros casos de pessoas que jogam as lentes fora sem ao menos perceber. É preciso tomar cuidado, principalmente aqueles que usam a lente com grau, pois elas podem ser indispensáveis no dia-a-dia. Para quem usa apenas como acessório de beleza, o cuidado também deve ser rigoroso, mas se perder não será algo tão grave quanto quem usa para conseguir enxergar.

Especialistas na área são os mais indicados para falar mais sobre como usar a lente de contato, mas aqui você encontra algumas dicas que podem te ajudar a evitar danos e acidentes. A lente é para uso diário e você nunca deve dormir com a mesma. Isso causa irritação nos olhos e pode gerar infecções. Por mais cansado que você esteja, não deixe de tirar suas lentes antes de dormir. Muitas pessoas chegam aos hospitais com problemas oculares por mal uso das lentes. Não utilize os colírios quando estiver usando lentes de contato. Utilize apenas lubrificantes específicos.

Evite nadar usando lentes de contato. Além de correr o risco de perdê-las, você poderá, dependendo de onde estiver nadando, contaminá-las por microorganismos. Caso queira realmente nadar usando lentes de contato, lembre-se sempre de estar usando óculos de natação. Não é difícil encontrar instruções de como utilizar lentes de contato. Uma dica para quem deseja obter mais informações, é acessar o site Moacir Cunha, site de uma das mais importantes clinicas de olhos do país. No site você encontra as mais variadas informações sobre como usar lentes, óculos de grau, de sol e assim por diante. Essas foram algumas dicas para usar lentes de contato. Acesse o site ou então consulte um especialista na área para obter maiores informações e ficar totalmente por dentro do assunto.

 


Top