Como controlar a pressão alta

Como controlar a pressão alta

A hipertensão arterial ou pressão alta é algo certo para uma série de males e não só aquele que envolvem o sistema circulatório. Geralmente,…

Por Editorial MDT em 13/07/2013

A hipertensão arterial ou pressão alta é algo certo para uma série de males e não só aquele que envolvem o sistema circulatório. Geralmente, um paciente com pressão igual ou superior a 140/90 mmHg é diagnosticado como hipertenso. As pessoas sujeitas a sofrer com as falhas no coração, rins e cérebro. Saiba mais sobre o assunto e veja como controlar a pressão alta.

É preciso aprender a controlar a pressão arterial. (Foto: divulgação)

Pressão Alta

A doença crônica é importante fazer os exames regulares para detectar como andam os batimentos cardíacos. Ter pressão alta não quer dizer que isso é sinônimo de ser hipertenso. Para ser considerado hipertenso, o indivíduo tem de permanecer com a pressão alta do que o normal.

Isso porque, todas as pessoas estão sujeitas a uma variação na frequência cardíaca. Um esforço físico mais intenso ou momentos de estresse, que alteram esses números. Algumas atitudes ajudam a prevenir os problemas como controlar níveis altos de pressão.

A atividade física é essencial para o bom funcionamento do organismo. (Foto: divulgação)

Dicas de como controlar a pressão alta

1. Manutenção do peso: o sobrepeso aumenta a dificuldade de esforço físico do coração para conseguir elevar o sangue. Na prática, o músculo é exigido demais. Como o bíceps de quem levanta peso, o coração de uma pessoa obesa acaba hipertrofiado.

2. Prática de atividades físicas: a pratica regular de atividade física contribui para a melhora de todo o sistema circulatório e pulmonar. Tome cuidado com os exageros, antes de começar qualquer treino, procure um profissional capacitado e faça uma avaliação geral.

3. Diminuição de sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção líquida, gerando a hipertensão. Sendo assim, é essencial diminuir o consumo de alimentos em conserva.

4. Evite bebidas alcoólicas: o excesso de álcool é um grande inimigo da pressão sob controle. Corte as bebidas da dieta ou consuma com moderação.

5. Alimentação saudável: as gorduras saudáveis e pouco sal são indispensáveis na dieta de quem deseja manter o coração saudável. Consuma as frutas, verduras e legumes. Cortar a carne não é necessário, mas de preferência de menos gordura. Alguns alimentos devem ser evitados para pressão alta.

6. Medicamentos:se o médico recomendou, não deixe de tomar. Mas nada de sair por aí imitando a receita alheia. Vale a pena lembrar que alguns medicamentos podem aumentar a pressão, como os antiinflamatórios e anticoncepcionais.

A pressão arterial deve ser controlada. (Foto: divulgação)

A pressão arterial é um problema que acomete pessoas de todas as idades. É preciso saber como tratar a hipertensão arterial para controlar o problema. Aposte nas dicas de como controlar a pressão arterial.

Top