Entenda a razão da meningite ser tão perigosa

PUBLICIDADE
Rigidez na nuca e outros sintomas podem ser relacionados à meningite

O que é meningite?

A meningite é uma infecção causada por diversos microrganismos como bactérias, vírus ou fungos. Pode, também, ser acarretada por algumas drogas ou após traumas graves. Assim, ocorre uma inflamação que atinge uma das três membranas que envolvem e protegem o encéfalo, a medula espinhal e outras partes do sistema nervoso central. Uma dessas membranas é chamada meninge, por isso se dá o nome a doença de meningite.

Como ocorre a transmissão?

A transmissão ocorre principalmente através de gotículas da saliva da pessoa infectada, chegando ao sistema respiratório de uma pessoa não infectada. Após o contato, o microorganismo atinge a circulação sanguínea, podendo desenvolver a doença após cinco dias do contato, aproximadamente.

Quais são os sinais e sintomas?

Independente do tipo de microorganismo que ocasionou a infecção, a pessoa portadora poderá apresentar:

PUBLICIDADE
  • Febre alta;
  • Dor de cabeça;
  • Rigidez de nuca (ao tentar dobrar o queixo sob o tórax, sente uma dor insuportável na região posterior do pescoço);
  • Vômitos não precedidos de náuseas – vômitos em jato;
  • Manchas vermelhas pelo corpo;
  • Inapetência;
  • Irritação;
  • Fraqueza.
Sintomas de meningite - dor na nuca

É importante ressaltar que nos dois extremos da nossa vida, a infância e a velhice, os sintomas podem não ser tão sugestivos. Porém, nesses casos, a preocupação deve ser igual ou maior, por ocasionar a morte em pouco tempo.

Por que devo me preocupar?

A meningite é uma doença altamente contagiosa sendo que, dependendo do tipo de microorganismo responsável em causar a infecção, pode chegar a matar dentro de poucos dias ou semanas.

No meio médico é considerada uma emergência clínica, necessitando de tratamento imediato, por sua rápida evolução. Além disso, por comprometer o órgão mais importante do organismo, o sistema nervoso central.

Para ter uma ideia da preocupação existente com essa doença, a meningite é um problema de saúde de notificação compulsória, ou seja, assim que um caso é detectado, a Secretaria da Saúde deve ser avisada imediatamente. Dessa forma,  são tomadas as devidas precauções, impedindo, principalmente, a epidemia. A meningite é uma doença de alta transmissibilidade.

PUBLICIDADE

Existe alguma maneira para me prevenir da meningite?

Hoje, existem três vacinas que defendem o organismo contra a meningite e que fazem parte do calendário básico vacinal, porém, são restritas às crianças menores de um ano de idade.

PUBLICIDADE

Outras formas de se prevenir dessa terrível doença são:

  • Lavar bem as mãos após contato com meio público, incluindo antes das refeições;
  • Manter o sistema imunológico fortalecido com uma alimentação equilibrada e com prática de exercícios físicos;
  • Nunca, utilizar qualquer tipo de medicamento sem orientação médica;
  • Procurar um atendimento médico especializado diante de qualquer uma das manifestações descritas acima. Isso pode salvar uma vida!
Existem vacinas contra meningite

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.