Como um Veículo é Clonado

Como um Veículo é Clonado

Como um Veículo é Clonado? Você já se fez essa pergunta certamente, ainda mais se tiver um veículo em seu nome. A preocupação não…

Por Redacao em 10/08/2015

Como um Veículo é Clonado? Você já se fez essa pergunta certamente, ainda mais se tiver um veículo em seu nome. A preocupação não é a toa, tendo em vista que o problema é grande e dá uma dor de cabeça tremenda pois envolve vários trâmites e, acredite se quiser, não há uma legislação específica para tal dentro do código brasileiro de trânsito. Portanto, quem passa por essa experiência fica com bastante receio.

Como um Veículo é Clonado (Foto Ilustrativa)

Como um Veículo é Clonado

Entre as questões sobre Como um Veículo é Clonado, vale ressaltar que existem diversas formas de clonar e que não sabemos ao certo como funciona, mas há métodos já entendidos pelas esferas que investigam esses assuntos e hoje resolvemos compartilhar algumas dicas importantes.  E mesmo com elas, ninguém está livre de ter a placa do carro clonado.

Leia mais informações sobre: O QUE FAZER QUANDO SE TEM UM VEÍCULO CLONADO

Um problema ainda sem solução

A clonagem de veículos é um problema que tem prejudicado muitas pessoas no país e influenciado no trabalho do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) para fazer a devida fiscalização. Esse tipo de crime consiste em falsificar a placa para que todas as infrações ou irregularidades sejam direcionadas ao proprietário do veículo clonado.

Código brasileiro de trânsito não prevê procedimento específico para resolver clonagem (Foto Ilustrativa)

Quando um carro esta sendo montado, eles recebem uma série numérica que é gravada no chassi, motor, vidros e carroceria. Os números são registrados com uma máquina especial, que é instalada na linha de montagem. Os dos vidros, por exemplo, já saem com os números serigrafados da fornecedora.

Como eles agem

Carros usados são grandes vítimas da clonagem (Foto Ilustrativa)

Mesmo com rigoroso controle do Denatran dentro das fábricas, os criminosos conseguem ter acesso a todos os números do veículo. Eles agem da seguinte maneira: marcam o número da placa de um veículo na rua, a cor e o modelo, logo depois, consultam todas as informações sobre o veículo e fazem a clonagem.Visto que a cópia nunca é perfeita, porque a máquina e o processo utilizado não são dos mesmos das fabricantes, os peritos conseguem descobrir a diferença.

Leia mais informações sobre: CLONAGEM DE CARTÃO DE CRÉDITO: ESCLAREÇA AS DÚVIDAS

Uma das formas de evitar

Uma dica para evitar problemas quando se compra um carro o ideal seria consultar o histórico do veículo por meio de despachantes ou do próprio Detran (Departamento de Trânsito).

Levantar o histórico do carro com um despachante pode ajudar a evitar o golpe (Foto Ilustrativa)

A clonagem de placas, chassi e documentos corresponde a um motivo de preocupação para o Denatran e por isso medidas estão sendo tomadas para conter o problema. É importante ficar atento ao recebimento de multas em casa, caso sejam infrações que não tenham ligação com o seu veículo, o proprietário pode ter sido vítima do golpe conhecido também como “cabritos”.

As quadrilhas especializadas atuam principalmente no Nordeste, nos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco. Além desses locais, há bastante carros que são roubados em divisas com outros países e, claro, lá se passam pelo veículo que ainda está em solo brasileiro.

Quer saber mais sobre clonagem? Preparamos diversos artigos para você não cair nessa e também evitar que isso ocorra com você. Fique aqui no Mundo das Tribos e espalhe essas dicas!

Top