Clonagem de cartão de crédito: esclareça as dúvidas

PUBLICIDADE

A tecnologia nos trouxe muitas facilidades. Agora, nem é preciso sair de casa para comprar. Com um cartão de crédito ou débito é possível realizar transações bancárias por meio da internet. Além disso, andar com dinheiro vivo não é necessário em várias situações, pois essas mesmas formas de pagamento podem ser utilizadas. Porém, os fraudadores aperfeiçoaram a sua técnica e passaram a clonar cartões de crédito de várias formas.

Leia mais sobre: Cartão de crédito clonado, saiba o que fazer

Clonagem de cartão de crédito é crime (Foto: Divulgação)

A clonagem representa mais de 50% do total de fraudes praticadas com cartões magnéticos no Brasil. Esse tipo de furto de dados confidenciais acontece principalmente em postos de gasolina e restaurantes. Quando o empregado leva o cartão de crédito até a leitora, longe dos olhos cliente e o passa primeiro numa máquina portátil que copia as informações de sua tarja magnética. Depois, esses dados são repassados para outro cartão, e assim, está concretizada a operação.

PUBLICIDADE

Clonagem de cartão por meio de serviços Internet Bank

Pela internet você também pode ser vítima de clonagem. O Cavalo de Tróia, por exemplo, é um programa espião, que faz com que o fraudador saiba tudo o que você digita, inclusive sua senha e o endereço eletrônico do seu banco. As informações chegam automaticamente para ele por e-mail, que pode usar isso para fazer compras com o seu cartão de crédito sem que você saiba, ou até, limpar sua conta corrente.

Saiba mais sobre: Dilma aprova leis contra cibercrimes

O cartão de crédito pode ser clonado de muitos modos (Foto: Divulgação)

Quadrilhas especializadas em extravio de cartões de crédito

Algumas quadrilhas se especializaram em roubar cartões de crédito que não chegaram em seu destino. Com a facilidade de conseguir um desses itens, alguns bancos encaminham sem aviso prévio e esses grupos de pessoas mau intencionadas roubam a correspondência de um terceiro. Também acontece a solicitação de cartões de crédito em nome de “laranjas” que perderam os documentos e nisso outra pessoa se passa por ele para pedir o artigo junto ao banco. Depois, quando o cartão chega, a quadrilha gasta todo o limite e nunca mais faz a quitação do débito.

O que fazer quando se é vítima desse tipo de fraude?

Quem é vítima desse tipo de fraude não tem outra solução se não denunciar o caso a polícia fazendo um Boletim de Ocorrência. Além disso, é preciso entrar em contato junto a instituição financeira vinculada ao cartão para que ela consiga abrir uma investigação que apure se realmente houve um furto do cartão e de seus dados. Se ficar provado que o cliente foi vítima de fraudadores a pessoa tem o seu dinheiro de volta em caso de saques em conta corrente ou o débito é excluído de seu nome, se no caso o problema for com o cartão de crédito.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.