Como tomar shakes sem prejudicar a saúde

Os shakes são produtos que estão sempre rodeando quem deseja perder peso. A bebida contém poucas calorias e promete eliminar alguns quilos em pouco…

Os shakes são produtos que estão sempre rodeando quem deseja perder peso. A bebida contém poucas calorias e promete eliminar alguns quilos em pouco tempo. Porém, muitas pessoas fazem uso inadequado desse alimento e podem acabar causando problemas a saúde. Pensando nisso, selecionamos dicas de como tomar shakes sem prejudicar a saúde.

Os shakes devem substituir no máximo duas refeições por dia. (Foto: divulgação)

Indicação dos shakes

A principal indicação dos shakes, seja os prontos ou caseiros, é substituir uma ou mais refeições ao longo do dia, acelerando o metabolismo e assim queimando gordura. As quantidades de substituições podem variar de acordo com o peso que se deseja perder. Porém, segundo nutricionistas, o ideal é trocar apenas uma refeição.

Segundo a nutricionista Cinara Carvalho, o shake pode substituir um ou duas refeições diárias e nunca somar no cardápio. Porém, o controle das calorias consumidas ao longo do dia é indicado para que não ultrapasse a quantidade ideal para cada pessoa. O ideal é que um nutricionista faça essa recomendação.

É necessário ficar atento na hora de comprar ou preparar em casa o shakes, pois eles devem conter os nutrientes necessários para o bom funcionamento do organismo, que seriam encontrados na refeição normal. Já os shakes industrializados devem ser livres de gorduras trans, saturadas e açúcar. Além disso, devem conter proteínas, vitaminas, fibras e sais minerais.

Os shakes são excelentes aliados para quem deseja emagrecer. (Foto: divulgação)

Veja também como fazer deliciosos shakes nutritivos 

Dicas de como tomar shakes sem prejudicar a saúde

1.  Os shakes devem substituir no máximo duas refeições diárias. A quantidade ideal é no máximo 130 cal por porção, que representa 3 colheres de sopa e rende aproximadamente 300 ml. Para os shakes caseiros as fibras e compostos devem ser adicionadas sem exageros nas quantidades;

Leia Também:  Dietas tapa-furinhos melhora pele

2. Quando preparada em casa, a bebida deve ser feita com iogurtes desnatados, frutas, hortaliças, aveias, linhaça e outros alimentos ricos em nutrientes;

3. É preciso ter muita paciência durante o consumo dos shakes. Eles são muito eficientes na redução de peso, mas não devem ser consumidos por longos períodos, pois nada substitui as refeições normais. Nem todos os shakes contem os nutrientes necessários para o organismo e quando consumidos por longos períodos podem causar deficiência nutricional no organismo;

4.  Os shakes devem ser aliados a ingestão de uma fruta, verdura ou caldo leve para que o organismo não sofra carências nutricionais. É importante que a alimentação seja balanceada;

5. Se a primeira refeição do dia for um shake, o ideal é incluir uma fatia de pão integral. Um copo de iogurte desnatado pode ser inserido quando o shake for feito em casa, as frutas também são ótimas opções.

Os shakes naturais devem ser consumidos aliados a frutas e outros alimentos nutritivos. (Foto: divulgação)

Veja também cuidados ao tomar shakes para emagrecer 

Os shakes são excelentes aliados de quem deseja perder peso. Porém, eles devem ser consumidos de forma correta para que não prejudiquem a saúde. O ideal é que substituam, no máximo, duas refeições por dia e que essa substituição não seja feita por muito tempo, pois deficiências nutricionais podem ser causadas. Aposte em uma alimentação saudável associada aos shakes e emagreça com saúde.

Top