Como ter mais leite materno?

PUBLICIDADE

Ter leite suficiente para amamentar o bebê durante o tempo que for necessário é a preocupação de muitas mamães. O problema é que, devido a inúmeros fatores, pode haver diminuição na quantidade de leite produzida. Na maioria dos casos é possível reverter o processo com algumas medidas simples. Fique por dentro do assunto e confira dicas de como ter mais leite materno.

Saiba quais alimentos são capazes de estimular a produção de leite materno.

Algumas dicas simples podem ajudar a aumentar a produção de leite. (Foto: divulgação)

A importância de combater os problemas emocionais

Problemas emocionais como o estresse, a ansiedade, o cansaço intenso e a depressão ocupam o primeiro lugar no ranking de problemas capazes de interferir na lactação. O efeito negativo sobre a produção de leite se deve ao fato desses estímulos negativos inibirem a secreção de prolactina, o principal hormônio responsável pela produção de leite materno. Uma medida eficiente para garantir quantidades adequadas de leite é identificar precocemente e combater esses problemas. É fundamental que as mulheres não abram mão de repousar e curtir momentos de lazer. Caso essas medidas não estejam resolvendo a situação, a melhor alternativa pode ser procurar auxílio profissional.

PUBLICIDADE

Pega incorreta do bebê

A maioria dos bebês é capaz de pegar o bico do peito de maneira correta. Porém, devido às variações tanto na anatomia do seio materno como na cavidade oral do pequeno e vários outros fatores, não é incomum encontrar crianças que mamem de forma errada. O resultado é o aparecimento de fissuras extremamente dolosas no peito da mulher, levando-a a parar o aleitamento materno.

Os problemas emocionais são a causa número 1 de diminuição da lactação. (Foto: divulgação)

O problema é que a sucção do peito pelo bebê é o principal estímulo para a produção de leite, e sem ele é possível que a lactação diminua. Portanto, para se prevenir desse tipo de problema vale a pena conferir se a criança mantém uma pega adequada, além de tratar precocemente qualquer tipo de lesão que possa surgir nas mamas.

Amamentação insuficiente

Apesar de quererem amamentar, muitas mães acabem deixando de oferecer o peito ao bebê por julgarem que estão com leite insuficiente e que a criança passará fome. É fundamental que as mulheres entendam que, quanto mais o pequenino mamar, mais leite será produzido.

Para contornar a situação, a dica é deixar a criança mamar no peito, independente da quantidade de leite produzida e até mesmo da presença ou não do leite. O bebê deve sugar o peito pelo maior tempo possível, para que só depois seja oferecida suplementação nutricional.

Confira alguns mitos e verdades sobre a amamentação.

Quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. (Foto: divulgação)

O aleitamento materno é um processo que pode ser influenciado por inúmeros fatores. Para garantir uma boa lactação e poder nutrir o bebê pelo tempo que for necessário, vale a pena seguir as dicas e não se preocupar mais com esse tipo de problema.

PUBLICIDADE

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.