Como se prevenir de choques elétricos fora de casa

O choque elétrico é um acidente muito grave que, dependendo da voltagem, pode ser fatal. Porém, através de uma instalação adequada, um indivíduo pode…

O choque elétrico é um acidente muito grave que, dependendo da voltagem, pode ser fatal. Porém, através de uma instalação adequada, um indivíduo pode prevenir o problema. Aprenda como se prevenir de choques elétricos fora de casa.

A manutenção dos fios, é a melhor forma de evitar os choques elétricos fora de casa. (Foto: divulgação)

Prevenção do problema

O choque elétrico é um problema grave, mas que pode ser prevenido através da adoção de algumas atitudes. A principal forma de evitar o acidente elétrico é através da averiguação da instalação do sistema de aterramento. Além disso, é importante que o indivíduo avalie o dispositivo de proteção da corrente elétrica.  A instalação elétrica é uma causa de utilidade pública. Por isso, é importante que haja uma mobilização dos órgãos do governo para que o problema seja evitado.

Saiba mais sobre o programa casa segura

No intuito de manter uma instalação elétrica adequada, visando a proteção dos indivíduos, foi criado pelo governo o programa casa segura. Ele busca orientar os indivíduos sobre os riscos de acidentes elétricos que podem ser ocasionados por instalações elétricas inadequadas. Além disso, também ajuda a conscientizar os indivíduos sobre o consumo de energia, visando a sustentabilidade.

Aprenda a evitar os choques elétricos fora de casa. (Foto: divulgação)

Os dados nacionais

De acordo com um levantamento realizado pelo programa sobre a situação das instalações elétricas em diversas áreas do país, cerca de 80% dos edifícios não possuem inspeção elétrica. Todos esses dados foram coletados em São Paulo, Rio de Janeiro, Goiânia, Curitiba e Fortaleza. Entre os principais problemas está a falta de aterramento adequado e os condutores elétricos.

Leia Também:  Como lidar com a puberdade precoce

Aprenda a realizar a manutenção das instalações elétricas

Uma das formas de evitar choques elétricos, indicada pelo programa casa segura, é realizando a manutenção das instalações elétricas. Conheça mais algumas atitudes que ajudam a prevenir o problema.

  • Realize o aterramento nos circuitos elétricos;
  • Evite o uso de benjamins ou tomadas em formato de T. Isso evita que ocorre uma sobrecarga do circuito elétrico, evitando a existência de curtos-circuitos;
  • Evite o uso de instalações elétricas provisórias ou precárias;
  • Todas as instalações devem ter um dispositivo de proteção;
  • O indivíduo deve sempre seguir as normas;
  • Realize as manutenções nos circuitos elétricos, de forma rotineira;
  • Contrate um profissional habilitado para reparar as instalações.

    São altos os dados de acidentes elétricos em nosso meio. (Foto: divulgação)

O choque elétrico é um problema muito comum em nosso meio e pode levar à morte, a depender da gravidade. Uma das melhores formas de prevenir os choques elétricos fora de casa é realizar uma manutenção rotineira dos circuitos elétricos.

Top