Estrias: Como se Formam?

A pele é uma parte do corpo que compõe a beleza feminina e masculina. Muitos são os cuidados dedicados à cútis. Porém, em determinadas…

A pele é uma parte do corpo que compõe a beleza feminina e masculina. Muitos são os cuidados dedicados à cútis. Porém, em determinadas situações surgem alguns problemas, que afetam a sua beleza e saúde. Um desses problemas são as estrias: como se formam?

Estrias: Como se Formam ? (Foto: MdeMulher)

Estrias: Como se Formam ? (Foto: MdeMulher)

Estrias: Como se Formam?

Na verdade é importante saber onde tudo começa: derme. A derme é a camada intermediária da pele, composta por fibras de colágeno e elastina, que sustentam e dão elasticidade. Porém, se a quantidade de gordura sob a pele for muito grande, principalmente nas coxas e barriga, as fibras se esticam demais e se rompem, ocasionando as estrias. E para tentar resolver, os vasos sanguíneos ocupam os rasgos que deixam linhas avermelhadas e com o decorrer do tempo, vão cicatrizando e ficam brancas. Por isso é importante saber mais sobre estrias: como se formam? Para poder combater esse problema.

Existem vários tratamentos específicos para estrias (Foto: MdeMulher)

Existem vários tratamentos específicos para estrias (Foto: MdeMulher)

O que são as estrias?

As estrias, para quem ainda não sabe, são o rompimento das fibras responsáveis pelo sustento da camada intermediária da pele que é formada por colágeno e elastina, que são substâncias responsáveis pela elasticidade da pele. As estrias são lesões paralelas que podem variar o tamanho, ou seja, estrias são causadas pelo estiramento da pele e podem afetar tanto homens, quanto mulheres em várias ocasiões. No entanto são mais frequentes aparecerem em mulheres.

Leia aqui também: As estrias e celulites das famosas: fotos

Cremes hidratantes ajudam a prevenir o aparecimento das estrias (Foto: MdeMulher)

Cremes hidratantes ajudam a prevenir o aparecimento das estrias (Foto: MdeMulher)

Como se formam as estrias?

Normalmente as estrias tem seu surgimento na puberdade, em decorrência do crescimento acelerado, também pode ocorrer durante a gravidez e em casos de obesidade. Outro grande condutor das estrias é o efeito sanfona, engorda e emagrece em curtos períodos de tempo. As estrias surgem em regiões mais específicas como coxas, barriga e nádegas e nos homens são mais comuns no dorso do tronco. As estrias também podem aparecer por ressecamento da pele, excesso de exercícios físicos ou por problemas hormonais.

Confira mais informações aqui: Melhores tratamentos contra estrias brancas

Pele renovada com tratamentos específicos para estrias (Foto: MdeMulher)

Pele renovada com tratamentos específicos para estrias (Foto: MdeMulher)

Cuidados e prevenção

Ter o hábito de fazer hidratação diária pode amenizar o estiramento da pele que ocasionam as estrias. Existem cremes apropriados para a pele com substâncias que inibem o aparecimento das estrias repondo o colágeno e a elastina na pele. Hidratar o organismo como um todo é fundamental e para tanto a ingestão de 2 litros de água ao dia é indispensável. Outros cuidados também podem ser observados, como fazer uma esfoliação na pele que apresenta estrias, duas vezes por semana e usar cremes que contenham vitamina A, óleo de amêndoas e extrato de uva. Com esses cuidados você vai se manter livre das estrias.

Hoje, o mercado disponibiliza inúmeros tratamentos. Se você está incomodada por esta situação, procure um dermatologista.

Top