Bolsa Universidade Manaus 2018: Como se inscrever

O Programa Bolsa Universidade Manaus 2018 está oferecendo milhares de bolsas de estudo para o ensino superior na capital do estado do Amazonas, abrindo uma excelente oportunidade para quem tem o sonho de fazer faculdade.

Bolsa Universidade Manaus 2018

Bolsa Universidade Manaus 2018: Como se inscrever (Foto: Pixabay)

Para o ano letivo de 2018 serão oferecidas 16.174 bolsas de estudo, distribuídas entre 13 instituições de ensino superior privadas de Manaus, em graduações que abrangem várias áreas do conhecimento. Desse total de vagas, 5% são reservadas aos portadores de necessidades especiais.

Iniciativa da Prefeitura Municipal de Manaus, o Bolsa Universidade tem o objetivo de ampliar o acesso ao ensino superior, concedendo descontos em mensalidades e até mesmo a gratuidade total, em alguns casos. O público-alvo do projeto é formado por pessoas de baixa renda.

Como funciona o Bolsa Universidade

Ingressar no ensino superior é o sonho de milhões de pessoas. Mas nem sempre é possível realizá-lo, principalmente quando a alternativa é tentar uma vaga nas faculdades e universidades da rede privada.

Para facilitar a entrada no universo acadêmico, a Prefeitura de Manaus criou o Programa Bolsa Universidade (PBU), que disponibiliza bolsas para o ensino superior com descontos nas mensalidades que podem ser de 50%, 75% ou 100%.

Bolsa Universidade Manaus 2018

As bolsas da Prefeitura de Manaus ajudam a realizar o sonho de fazer faculdade (Foto: Pixabay)

No caso das bolsas integrais (100%), o aluno estuda de graça, enquanto nas bolsas parciais, a prefeitura paga metade ou um pouco acima da metade do valor da mensalidade, e o aluno arca com o restante.

Em contrapartida, quem é beneficiado com as bolsas da Prefeitura assume o compromisso de participar de ações e projetos socioeducacionais realizados pelas administrações municipal e estadual. A carga horária dessas atividades varia de 90 a 150 horas por semestre, de acordo com o tipo de bolsa (parcial ou integral).

Atualmente, as faculdades participantes do Bolsa Universidade Manaus são:

  1. Maurício de Nassau
  2. FAMETRO
  3. CIESA
  4. Faculdade La Salle
  5. Nilton Lins
  6. Martha Falcão
  7. IAES
  8. Materdei
  9. Uninorte
  10. FUCAPI
  11. Dom Bosco
  12. Boas Novas
  13. ESBAM

Quem pode participar

Ficou interessado em concorrer às bolsas de estudo em Manaus? Para participar do processo seletivo, os requisitos são os seguintes:

  • Ser brasileiro, nato ou naturalizado;
  • Comprovar residência em Manaus;
  • Ter concluído o ensino médio;
  • Não possuir diploma de curso superior;
  • Não estar matriculado em instituição de ensino superior pública;
  • Estar regularmente matriculado ou apto a se matricular em uma das faculdades parceiras do PBU;
  • Ter renda familiar per capita de, no máximo, um salário mínimo e meio por mês;
  • Não ser beneficiário de programa de graduação mantido pelo poder público ou iniciativa privada;
  • Firmar compromisso com as atividades de contrapartida.

Inscrições Bolsa Universidade 2018

As inscrições para o Programa Bolsa Universidade 2018 estão sendo recebidas por meio do site http://portalespi.manaus.am.gov.br/bolsauniversidade/. É fundamental preencher a ficha de cadastro com atenção, pois os dados servirão de base para a análise da prefeitura.

Bolsa Universidade Manaus 2018

As inscrições para o PBU são feitas online (Foto: Reprodução Bolsa Universidade Manaus)

O processo seletivo terá, além da inscrição, as etapas de classificação e entrega de documentos, entre outras, para que então os selecionados efetuem a matrícula na instituição para a qual foram convocados.

A lista completa de cursos por instituição, com as respectivas bolsas, bem como outras informações a respeito do processo seletivo podem ser encontradas no edital do Bolsa Universidade Manaus.

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

Reply