Como se organizar para estudar em casa

Quem está se preparando para algum concurso ou vestibular e quer alcançar bons resultados precisa planejar os seus estudos. Esta não é uma tarefa…

Por Paulo Lima em 28/12/2012

Quem está se preparando para algum concurso ou vestibular e quer alcançar bons resultados precisa planejar os seus estudos. Esta não é uma tarefa fácil, pois exige esforço e dedicação. Por isso, se você tem a meta de ser aprovado em algum exame em 2013, as dicas que separamos vão te ajudar a ter um maior rendimento na prova e a conquistar os resultados que você almeja.

Invista em planejamento

Se preparar para estudar em casa não é uma tarefa fácil; antes exige esforço e dedicação. (Foto: Divulgação)

Parte integrante do processo de preparação para provas e avaliações, o planejamento ajuda o candidato a manter um controle maior sobre os seus estudos. Antes de meter a cara nos livros, elabore um calendário com o período durante o qual você pretende se dedicar a cada conteúdo. Marque também dias para fazer simulados, revisões e não se esqueça de anotar as datas na quais você não poderá estudar.

Para isso, use calendários mensais com espaço para anotações, que são bastante flexíveis e permitem a inserção de notas e observações. Assim, vai ficar muito mais fácil controlar a sua rotina e organizar todas as suas atividades.

Ao elaborar o seu cronograma, separe os dias da semana e o tempo necessários para cada conteúdo. Entretanto, tome cuidado para não se comprometer com mais atividades do que você é capaz de cumprir. O ideal é adequar os estudos às atividades do seu dia a dia e privilegiar os horários nos quais você se encontra mais disposto.

Veja também: Plano de estudo para concurso público, passo a passo.

Use a tecnologia a seu favor

O uso de computadores e outros recursos durante o período de preparação irá ajudá-lo a aproveitar melhor o seu tempo. (Foto: Divulgação).

Muitos candidatos deixam de explorar as vantagens que a tecnologia oferece em sua preparação para concursos e vestibular. Você pode usar o computador, por exemplo, para escrever e reescrever seus rascunhos. Essas ferramentas vão ajuda-lo a aproveitar melhor o seu tempo e a reduzir a sua carga de trabalho.

Outra sugestão interessante é aproveitar os recursos disponíveis na internet. A rede mundial de computadores está repleta de ferramentas como dicionários, enciclopédias, simulados, apostilas e de materiais que facilitam a aprendizagem. Por isso, se souber aproveitá-los, você poderá potencializar o seu rendimento e aumentar a sua chance de alcançar um melhor resultado.

Saiba como estudar sozinho para concursos públicos.

Ouras sugestões para você estudar

O ideal é sempre estudar em ambientes com pouco fluxo de pessoas e que favoreçam a concentração. (Foto: Divulgação).

Procure estudar em ambientes onde seja possível manter um maior nível de concentração. O cômodo deve ficar separado do restante da casa, especialmente das regiões com maior fluxo de pessoas. Além disso, separe sessões de meia hora de estudos, que permitem maior absorção do conteúdo e deixam o candidato menos cansado.

Existem outras sugestões que podem lhe ajudar a se preparar melhor para exames e avaliações. Aproveite e boa sorte!

Top