Como saber se a madeira é certificada

Diante das constantes denúncias de desmatamento e venda de madeira clandestinamente das florestas brasileiras, aumenta a cada dia a preocupação com o consumo desse tipo de produto ilegal em obras e reformas. Mesmo com toda fiscalização, a maioria das pessoas não sabe ao certo como não comprar madeira extraída de forma criminosa. Por esse motivo, separamos algumas dicas que ajudam a não cair nesse golpe.

Leia mais sobre: Madeira plástica preços, onde comprar

Compre madeira com certificação (Foto: Divulgação)

Documentos podem atestar origem da madeira

O primeiro passo para não comprar madeira ilegal é olhar o documento que atesta a sua origem. O consumidor tem que se interessar pelo modo que o produto foi obtido. A madeira precisa vir com uma certificação que comprove que ela segue todas as regras estabelecidas pelos órgãos que fiscalizam o contrabando desse produto no Brasil.

Toda madeira extraída das matas brasileiras precisa ter o Documento de Origem Florestal (DOF). Emitido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), esse certificado comprova que o produto foi retirado legalmente e indica se é de reflorestamento ou de mata nativa. O documento fornece um mapa de onde e como essa madeira foi retirada, o que garante ao consumidor que ele está comprando um produto de procedência legal, que não contribui com a degradação da natureza.

Saiba mais sobre: Assoalho de madeira preços, onde comprar

Fique atento para não comprar madeira de contrabando (Foto: Divulgação)

Certificados não-obrigatórios ajudam a verificar a procedência da madeira

Além da documentação obrigatória é possível ter acesso a documentos emitidos de forma independente. Algumas organizações são conhecidas mundialmente, como a do Forest Stewardship Council (FSC), que faz a análise do impacto social e das iniciativas econômicas das companhias nas áreas de exploração. O certificado do Program for the Endorsement of Forest Certification Schemes (PECF), que é mais comum na Europa, também pode dar segurança na hora de adquirir uma madeira para sua obra.

No Brasil, contamos com o selo do Programa Brasileiro de Certificação Florestal (Cerflor). Quando a companhia possui uma certificação que não é obrigatória mostra a sua preocupação em oferecer segurança para quem está comprando.

Reply