Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista

Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista, saiba quais são os medicamentos que você pode obter sem pagar nada, em milhares de farmácias de todo…

Por Andre em 18/03/2016

Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista, saiba quais são os medicamentos que você pode obter sem pagar nada, em milhares de farmácias de todo o Brasil, para tratar as mais variadas doenças.

Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista (Foto Ilustrativa)

Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista (Foto Ilustrativa)

Criado pelo governo federal, o programa Saúde Não Tem Preço já beneficiou milhões de pessoas, em todo o país, com a distribuição gratuita de medicamentos através do Sistema Único de Saúde (SUS), para o tratamento de asma, diabetes e hipertensão, entre outras enfermidades.

A ação faz parte do programa Farmácia Popular do Brasil, que além dos remédios gratuitos, também oferta medicamentos com até 90% de desconto, facilitando o acesso da população de baixa renda a remédios que podem ser essenciais para o tratamento de inúmeras doenças.

Remédios gratuitos contra artrite

Remédios gratuitos pelo SUS 2016 Lista

Os remédios gratuitos distribuídos pelo SUS ajudam a tratar diversas doenças (Foto Ilustrativa)

Os remédios gratuitos distribuídos pelo SUS ajudam a tratar diversas doenças (Foto Ilustrativa)

Atualizada frequentemente, a lista de medicamentos gratuitos SUS 2016 abrange remédios como Brometo de Ipratópio, Dipropionato de Beclometsona e Sulfato de Salbutamol, para o tratamento de asma, lembrando que os nomes se referem ao princípio ativo do medicamento e que há opções de diferentes dosagens.

No caso dos remédios grátis para tratar diabetes, o programa Saúde Não Tem Preço oferece opções como Cloridrato de Metformina, Glibenclamida, Insulina Humana e Insulina Humana Regular, entre outros.

Já os remédios gratuitos para hipertensão, distribuídos pelo Aqui Tem Farmácia Popular, incluem medicamentos como Atenolol, Captopril, Cloridrato de Propranolol, Hidroclorotiazida, Losartana Potássica e Maleato de Elanapril.

Remédio gratuito contra o Alzheimer

A lista completa de remédios gratuitos SUS 2016, inclusive para outras patologias, além das três citadas, pode ser conferida no site do Ministério da Saúde.

Quem tem direito

Uma delas é a diabetes (Foto Ilustrativa)

Uma delas é a diabetes (Foto Ilustrativa)

Quem tem direito aos medicamentos grátis Farmácia Popular? Segundo o Ministério da Saúde, qualquer cidadão que apresentar documento de identidade com foto, CPF e receita médica dentro do prazo de validade pode solicitar remédios gratuitos do SUS (dentre as opções oferecidas).

A receita deve conter, obrigatoriamente, carimbo e assinatura do médico, endereço do estabelecimento de saúde, data da prescrição, nome e endereço do paciente.

Onde e como conseguir

Os remédios grátis são distribuídos nas farmácias conveniadas ao programa Farmácia Popular, unidades do SUS e outros lugares (Foto Ilustrativa)

Os remédios grátis são distribuídos nas farmácias conveniadas ao programa Farmácia Popular, unidades do SUS e outros lugares (Foto Ilustrativa)

Tipos de remédios que não devem ser combinados

Onde conseguir remédios grátis SUS? Esses medicamentos podem ser solicitados em milhares de farmácias públicas, nas unidades do SUS e também em farmácias particulares conveniadas ao programa Aqui Tem Farmácia Popular (confira os endereços no site do Ministério da Saúde).

Ao chegar no estabelecimento para solicitar remédios gratuitos pelo SUS, você deve apresentar os documentos citados acima. A farmácia irá verificar os seus dados, conferir a receita e acessar o sistema do Programa Farmácia Popular para processar a dispensação do medicamento ou fralda genérica (também pode ser obtida de graça).

Serão emitidos dois cupons (fiscal e vinculado), e após conferir as informações contidas neles, você deve assinar o cupom vinculado e escrever seu endereço nele. Uma das vias desse cupom ficará com você.

Outro detalhe importante é que a farmácia deverá tirar cópia da receita e armazená-la com os cupons (a receita original fica com você).

As diferenças entre “Rede Própria” e “Aqui Tem Farmácia Popular”

Os remédios grátis podem ser obtidos na rede própria do SUS ou nas farmácias credenciadas (Foto Ilustrativa)

Os remédios grátis podem ser obtidos na rede própria do SUS ou nas farmácias credenciadas (Foto: Divulgação Ministério da Saúde)

O programa Farmácia Popular do Brasil é dividido em duas modalidades. Na “Rede Própria”, os estabelecimentos funcionam em parceria com prefeituras e governos estaduais. Essas unidades são padronizadas e têm as mesmas características de identificação em todos os estabelecimentos (confira a foto acima).

Já a modalidade “Aqui Tem Farmácia Popular” funciona em parceria com farmácias particulares e drogarias comerciais credenciadas ao programa de medicamentos gratuitos do SUS. Nesses estabelecimentos você pode encontrar a identificação da parceria com o projeto.

Remédios com desconto na Farmácia Popular

Além dos medicamentos gratuitos, também é possível comprar remédios com até 90% de desconto (Foto Ilustrativa)

Além dos medicamentos gratuitos, também é possível comprar remédios com até 90% de desconto (Foto: Divulgação Ministério da Saúde)

Além dos remédios gratuitos Farmácia Popular, as unidades credenciadas ao programa “Aqui Tem Farmácia Popular” também disponibilizam medicamentos com descontos que podem chegar a até 90%.

Remédios excepcionais SUS

Até mesmo os remédios mais caros podem ser obtidos gratuitamente no SUS (Foto Ilustrativa)

Até mesmo os remédios mais caros podem ser obtidos gratuitamente no SUS (Foto Ilustrativa)

Há também a possibilidade de obter, gratuitamente, remédios de alto custo e uso contínuo, para tratar doenças crônicas como o câncer, por exemplo, que são conhecidos como remédios excepcionais.

Como conseguir remédios excepcionais SUS gratuitos? Nesse caso, as regras são mais rígidas que para a retirada dos medicamentos básicos. Além dos documentos pessoais, também é necessário apresentar comprovante de residência, receita médica em duas vias, laudo clínico sobre a situação do paciente e laudo para solicitação/autorização de medicamentos de dispensação excepcional.

Maiores informações podem ser obtidas na página do Ministério da Saúde e através do telefone 136.

Convidamos você a continuar a navegar no Mundo das Tribos e ler outras publicações.

Top