Como prevenir e identificar os principais tipos de câncer: saiba mais

O câncer se desenvolve devido ao aumento de células do corpo fora do controle. Existem diversos tipos desta doença, que pode atingir um único…

Por Isabella Moretti em 08/04/2013

O câncer se desenvolve devido ao aumento de células do corpo fora do controle. Existem diversos tipos desta doença, que pode atingir um único órgão e também pode se transformar em uma metástase, comprometendo diversas partes do organismo.

O uso de filtro solar ajuda a prevenir câncer de pele. (Foto:Divulgação)

Saiba mais: Abuso de carne vermelha pode originar câncer renal

Dados sobre câncer

A cada ano, mais de 12 milhões de pessoas descobrem que têm câncer. Delas, cerca de 7 milhões morrem por causa da doença. O grande número de vítimas fatais faz do câncer a segunda maior causa de mortes no mundo.

De acordo com dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), os tipos mais comuns de câncer são de pulmão, mama, colorretal, estômago e fígado. No Brasil, a incidência de câncer de pele é maior do que todos os outros tipos de cânceres humanos.

Principais tipos de câncer: como prevenir?

Alguns hábitos de vida podem reduzir o risco do aparecimento dos principais tipos de câncer. Os exames periódicos também ajudam a diagnosticar a doença em estágio inicial, aumentando as chances de cura.

Confira a seguir como prevenir os principais tipos de câncer:

Câncer de pele
Mais de um milhão de pessoas são diagnosticadas com câncer de pele por ano. Para prevenir a doença, é necessário evitar a exposição ao sol durante os momentos mais quentes do dia, usar protetor solar e fugir câmaras de bronzeamento. A pessoa também deve ficar atenta a qualquer lesão nodular ou mancha que aparecer no corpo.

Câncer de pulmão
O câncer de pulmão é campeão em duas categorias: entre os mais comuns e também entre os que mais matam no mundo. A doença está diretamente ligada ao tabagismo, por isso para prevenir é necessário renunciar ao cigarro. Evitar a exposição a certos agentes químicos e manter uma dieta saudável também são meios de prevenção. Quem tem casos de câncer de pulmão na família deve redobrar os cuidados.

O autoexame das mamas identifica possíveis nódulos. (Foto:Divulgação)

Câncer de mama
O câncer de mama é o que mais mata mulheres no Brasil. Para não deixar o corpo vulnerável à doença, vale a pena realizar o autoexame das mamas, exames clínicos anuais e mamografia. A alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos também são formas de prevenção.

Câncer de colorretal
O câncer de colorretal atinge a região do intestino grosso e reto. Para evita-lo, é necessário manter uma dieta saudável (rica em vegetais e laticínios, mas pobre em gorduras saturadas). Se o indivíduo tem casos de câncer colorretal na família, ele também deve fazer exames periódicos.

Câncer de estômago
A dieta balanceada é fundamental para prevenir o câncer de estômago. A pessoa deve ter o hábito de consumir vegetais crus, frutas cítricas e alimentos ricos em fibras. Também é importante evitar o tabagismo e a ingestão de bebidas alcoólicas.

Para prevenir o câncer, é fundamental fazer exames periódicos. (Foto:Divulgação)

Câncer de fígado
O câncer de fígado normalmente está associado a outras doenças, como cirrose e hepatite crônica. Para prevenir a doença, é necessário manter uma alimentação com alto teor de fibras e evitar a ingestão de gordura saturada. O excesso de álcool também eleva o risco de câncer de fígado, por isso deve ser evitado.

Veja também: Tipos de câncer que mais matam no Brasil

Top