Redacao 20/01/2015 Bem Estar

Período fértil, como calcular? Muitas mulheres têm dúvidas na hora de fazer a tabelinha do período fértil. Essa tabelinha pode ajudar você a engravidar ou a evitar a gravidez, pois sabendo os dias que ovula (está fértil) saberá os dias em que o risco de engravidar é bem maior. Vale lembrar que usar a tabelinha como método anticoncepcional é bastante arriscado, pois nunca sabemos ao certo como nosso corpo funciona e tudo não passa de uma estimativa para situar a situação da sua fertilidade.

Confira: Período menstrual irregular o que fazer

Muitas mulheres se interessam por calcular seu período fértil por diversas razões como evitar ou conseguir engravidar (Foto: Divulgação)

Período fértil, como calcular?

O período fértil é o intervalo de dias em que a mulher pode engravidar, caso tenha relações sexuais desprotegidas. Após a ovulação, o óvulo só permanece viável para ser fecundado por aproximadamente 24 horas. Os espermatozoides sobrevivem dentro do aparelho reprodutor feminino por até 5 dias, sendo as primeiras 48 horas o seu período de maior atividade. Isso significa que o período fértil costuma ser de até 5 dias. Mesmo que a mulher só ovule 5 dias depois do ato sexual, é possível ainda haver espermatozoides viáveis na sua trompa, à espera do óvulo.

Leia também: Tabela fértil da mulher

É interessante calcular o período fértil, porém não é indicado como único método contraceptivo (Foto: Divulgação)

Confira abaixo período fértil, como calcular?

Para calcular o período fértil é necessário considerar que a concepção acontece sempre no meio do ciclo, ou seja, em torno do 14º dia de um ciclo normal de 28 dias. Desta forma, para estimar os períodos férteis é preciso contar 14 dias a partir da data em que veio a sua última menstruação. A ovulação acontecerá entre 3 dias antes e 3 dias depois dessa data, que é o que se considera o período fértil da mulher.

Você pode pedir ajuda a seu ginecologista para montar a sua tabelinha (Foto: Divulgação)

Para calcular o período fértil num ciclo de 21 dias, a mulher deve usar um calendário e contar mais 10 dias desde o primeiro dia da menstruação. Neste caso, o período fértil deve acontecer 3 dias antes e 3 dias depois desta data.

Como calcular o período fértil em um ciclo irregular

Período fértil, como calcular? Calcular o período fértil no ciclo irregular não é seguro para quem está tentando engravidar ou para quem não quer engravidar, pois como o ciclo menstrual não vem sempre no mesmo período, as contas podem ser erradas.

A maioria das mulheres tem ciclos entre 26 e 32 dias, mas consideramos normais os ciclos entre 25 e 35 dias. Ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias geralmente indicam que a mulher não está ovulando.

Leia mais: Qual é a idade da menopausa?

Você pode usar esta tabela para calcular seu período fértil (Foto: Divulgação)

Nos ciclos muito curtos, mesmo que haja ovulação, ela se dará tão próxima da menstruação, que o útero ainda não estará preparado para receber o óvulo fecundado, não sendo possível a progressão da gravidez.

Para as mulheres que possuem a menstruação irregular e desejam engravidar, pode-se recorrer ao teste de ovulação que se compra na farmácia e estar atenta aos sinais de período fértil, como corrimento semelhante à clara de ovo. Já para aquelas que não desejam engravidar, é importante utilizar métodos contraceptivos seguros, como a camisinha ou a pílula anticoncepcional, por exemplo.

Outros artigos

Empréstimo Pessoal Lecca

09/08/2010

Empréstimo Pessoal Lecca

Se está precisando realizar empréstimos pessoais então saiba que a Lecca oferece pra você as melhores oportunidades do mercado pra conseguir encontrar tudo aquil...

Roupas de Inverno Infantil em Promoção

29/06/2011

Roupas de Inverno Infantil em Promoção

O inverno já chegou e com ele as baixas temperaturas que vem fazendo todos ficarem cada vez mais embaixo dos cobertores e super agasalhados para se manter bem aq...