Como plantar espada-de-são-jorge?

Como plantar espada-de-são-jorge?

A espada-de-são-jorge é uma planta de origem africana, mas que tem conquistado espaço nos projetos paisagísticos brasileiros. Ela não tem caule, suas folhas possuem…

Por Isabella Moretti em 26/09/2013

A espada-de-são-jorge é uma planta de origem africana, mas que tem conquistado espaço nos projetos paisagísticos brasileiros. Ela não tem caule, suas folhas possuem consistência suculenta e podem alcançar de 70 a 90 cm de altura.

A espada-de-são-jorge espanta mau olhado. (Foto:Divulgação)

As folhas da espada-de-são-jorge normalmente apresentam uma cor verde-azulada, com manchas transversais em verde escuro e bordas amareladas. Dependendo da ocasião, a planta pode produzir pequenas flores no tom branco-amarelado.

Considerada uma ótima planta para ter em casa, a espada-de-são-jorge possui o poder de espantar o mau olhado. Ela também se revela eficiente no trabalho da espiritualidade e na elevação da energia.

O formato alongado das folhas fez com que a espada-de-são-jorge se tornasse conhecida por outros nomes, como língua de sogra, espada de ogum e rabo de lagarto. O seu nome botânico é Sanseveria trifasciata.

Cultivo de espada-de-são-jorge

A planta é resistente e não precisa de tantas regas. (Foto:Divulgação)

Confira a seguir como plantar espada-de-são-jorge:

1. Primeiro é necessário fazer a muda. Separe uma touceira, retirando pelo menos uma folha com um pedaço de rizoma.

2. Plante a muda em um recipiente com substrato. Não é preciso adotar um solo especial para o cultivo, mas a planta certamente crescerá mais saudável se contar com os nutrientes do adubo animal de curral bem curtido misturado ao composto orgânico.

3. Outra forma de fazer mudas é cortar uma folha em partes com até 10 cm de comprimento e enterrá-la na areia úmida. Em seguida, é necessário cobrir com um saco plástico para o substrato continuar úmido. Com este processo bem simples, as estacas emitirão raízes.

Dicas e cuidados com a espada-de-são-jorge

A espada-de-são-jorge é um elemento perfeito para o paisagismo. (Foto:Divulgação)

• A planta deve ser regada uma vez por semana.

• O lugar ideal para o cultivo é a meia-sombra, mas a espada-de-são-jorge suporta bem o ambiente com sol pleno.

• A espada-de-são-jorge apresenta resistência a solos áridos e ao calor tropical. Ela também é capaz de suportar o clima frio.

• É importante evitar regas demasiadas no cultivo da espada-de-são-jorge, pois isso pode desencadear o apodrecimento das raízes. Antes de fazer uma nova rega, a pessoa deve se certificar de que a terra está seca.

• A adubação deve acontecer apenas uma vez ao ano.

• Assim que as raízes preencherem todo o vaso é necessário trocar a planta de recipiente.

• A espada-de-são-jorge é uma das poucas plantas capazes de suportar ar-condicionado e fumaça de cigarro, por isso elas são perfeitas para o paisagismo no interior da casa.

• A espécie de planta é ideal para as famílias que possuem uma rotina corrida e não dispõem de tempo para cuidados básicos, como as regas frequentes.

Top