Paisagismo dentro do apartamento: dicas

As pessoas que moram em apartamento sentem dificuldades para cultivar plantas, afinal, o espaço é pequeno e nem sempre possui condições favoráveis. No entanto,…

O jardim vertical transforma o visual do cômodo.

As pessoas que moram em apartamento sentem dificuldades para cultivar plantas, afinal, o espaço é pequeno e nem sempre possui condições favoráveis. No entanto, a partir de uma proposta criativa e bem elaborada, existe a possibilidade de levar o paisagismo para dentro do imóvel.

O projeto paisagístico vai considerar as necessidades do espaço e as espécies que se adaptam ao estilo de vida dos moradores. Por exemplo, no caso de uma família que não tem tempo para se dedicar aos cuidados de flores mais delicadas, é preferível optar por arbustos ou folhagens mais resistente.

A manutenção de determinadas plantas costuma ser trabalhosa, exigindo tempo e paciência. Quem deseja um paisagismo charmoso e bonito deve conhecer as necessidades de cada vegetal, se preocupando com adubo, regas e iluminação.

Algumas espécies são mais recomendadas para ter em apartamento, tais como Chifre-de-veado, Comigo-ninguém-pode, Palmeira fênix, planta-jade, cactos, espada-de-São-Jorge e bonsai. Na hora de fazer a escolha, lembre-se de que as plantas sem flores são mais fáceis de cuidar.

Dentro do apartamento tudo precisa ser planejado para não sufocar as áreas ou interferir na circulação dos moradores. Desta forma, o paisagismo vai atuar como um complemento da decoração convencional, ocupando um espaço que esteja vago para simbolizar a presença da natureza.

Dicas de paisagismo para apartamento

Vasos com plantas criam uma varanda bonita e aconchegante.

Plantas em vasos
As plantas podem ser cultivadas em vasos pequenos, médios e grandes, contribuindo com a decoração de todos os ambientes. Quando expostas, elas contribuem com a sensação de frescor dentro da residência, exalam perfumes agradáveis e deixam a atmosfera mais alegre. Quem busca charme e autenticidade através dos ornamentos pode apostar em pequenos arbustos ou folhagens para completar a decoração contemporânea.

Leia Também:  Bombas com efeito moral: o que é, efeitos, como se proteger

As plantas que florescem também prometem transformar o visual do apartamento, deixando-o colorido, receptivo e confortável. Entre as espécies mais sofisticadas e ornamentais, vale ressaltar a variedade de orquídeas.

Jardim vertical
A casa pode adquirir um elemento verde e se tornar mais moderna do que nunca, como é o caso do jardim vertical. Trata-se de um sistema que mantém as plantas suspensas numa estrutura que ocupa a parede, poupando espaço horizontal que seria ocupado por vasos e outros itens de paisagismo. O jardim vertical interno requer espécies de plantas específicas, principalmente para combinar diferentes tonalidades de verde numa mesma composição.

Árvores de pequeno porte completam a decoração da área de convívio.

Top