Primeiro dia no novo emprego: dicas

Você finalmente conseguiu aquele tão sonhado emprego e está perto de começar a trabalhar na nova empresa. Felicidade à parte por ter vencido a…

Você finalmente conseguiu aquele tão sonhado emprego e está perto de começar a trabalhar na nova empresa. Felicidade à parte por ter vencido a concorrência e preenchido a vaga, você fica preocupado quando pensa a respeito de como será o primeiro dia no novo emprego?

Causar uma boa impressão no primeiro dia de trabalho é muito importante (Foto: Divulgação)

Tal preocupação é comum a grande parte das pessoas que está para iniciar o trabalho em uma nova empresa, principalmente para aquelas que desejam passar uma boa impressão, algo que pode ser crucial para a continuidade no emprego.

Para que você se saia bem no dia de estreia no novo trabalho, é importante começar a se preparar no dia anterior. Além de pesquisar detalhes sobre a história da empresa, não se esqueça de relaxar, descansar e de dormir mais cedo, para ficar bem animado no dia seguinte.

Confira outras dicas para o primeiro dia no novo emprego.

Saiba mais: Como se adaptar ao novo emprego

Para os menos extrovertidos: Como perder a timidez no trabalho – dicas

Seja pontual

Chegue pelo menos cinco minutos antes de iniciar o expediente (Foto: Divulgação)

Chegar atrasado logo no primeiro dia de trabalho pode causar uma má impressão no chefe e nos colegas de trabalho. Para evitar que isso aconteça, programe o despertador e saia de casa mais cedo, para chegar com pelo menos cinco minutos de antecedência em relação ao horário de início do expediente. Essa prática pode ser adotada diariamente.

Cuide da aparência

Assim como cuidou da aparência na hora de ir à entrevista de emprego, faça o mesmo para o primeiro dia de trabalho. O ideal é pesquisar com antecedência qual o estilo adotado pelos funcionários da empresa para evitar exageros, como usar roupas muito formais quando a companhia não exige tal atitude (ou vice-versa).

Leia Também:  Vagas de Estágio em Direito 2010

Demonstre interesse em conhecer a empresa e seja educado com os colegas

Seja educado com os novos colegas e demonstre interesse em conhecer melhor a empresa (Foto: Divulgação)

Mostre-se interessado em conhecer as regras de funcionamento da empresa, fazendo perguntas, descobrindo, por exemplo, qual é a sua função e para que ela serve, onde ficam os banheiros, a cozinha, a sala do chefe, os números de telefone da companhia, etc.

Seja cordial e educado com os novos colegas, pedindo a ajuda deles sempre que for necessário, afinal eles já trabalham ali há mais tempo e conhecem melhor a empresa.

Cuidados com o comportamento

No primeiro dia de trabalho, o ideal é não ser nem extrovertido demais nem muito tímido, optando pelo meio termo (Foto: Divulgação)

Outra dica para o primeiro dia no novo emprego é ter bastante cuidado com o seu comportamento. Caso seja muito extrovertido e espontâneo, procure se controlar e agir moderadamente, pois você ainda está conhecendo o ambiente de trabalho e isso pode causar confusão. Por outro lado, se a timidez for a sua principal característica, procure vencê-la e conversar com a equipe, para se entrosar o mais rápido possível.

Top