Como Pedir Demissão

Como Pedir Demissão? Está é uma das questões que muitos não sabem tratar, grande parte não se importa com o emprego atual quando vai pedir…

Como Pedir Demissão? Está é uma das questões que muitos não sabem tratar, grande parte não se importa com o emprego atual quando vai pedir demissão, deixando qualquer porta fechada para futuras oportunidades que venham surgir. Com algumas dicas é possível ser cuidadoso e delicado, demitir-se é fácil, mas demitir graciosamente não. No artigo você podem conferir dicas para uma pessoa pode usar para fazer a demissão o mais suave e livre de ressentimentos possível.

Como Pedir Demissão (Foto Ilustrativa)

Como Pedir Demissão

A primeira dica de Como Pedir Demissão é não saia avisando todo mundo: Assim que tiver decidido de sua saída não saia espalhando por toda empresa que já avisou seu chefe e vai pedir demissão. Imagine se a empresa lhe fizer uma contra-oferta atraente, será bastante complicado se já tiver avisado a todos que sairá da empresa.

Planeje e dê prazos: Seja um pouco racional e tente sair da melhor maneira possível, não deixe seu chefe na mão, muitas vezes ocupamos cargos gerenciais, de coordenadores, etc que é difícil de se encontrar um substituto da noite para o dia. O mais correto nesta situação é dar um aviso prévio de um mês a duas semanas, para que ele possa preparar-se e arrumar pessoas para cobrir seu posto, ou preparar um substituto.

Leia mais informações sobre: COMO PEDIR DEMISSÃO COM SEGURANÇA

Dicas para pedir demissão e deixar as portas abertas

Antes de pedir demissão, pense bem e faça todo um planejamento (Foto Ilustrativa)

Agende uma reunião com seu chefe, para discutir um assunto importante. Esteja preparado, e seja direto e educado: Ensaie o que irá falar em particular, tenha em mente que perguntar podem surgir, deixe tudo mais ou menos programado mentalmente. Algumas sugestões caso deseja ir direto ao ponto: “Estive pesando minhas opções por um tempo, e decidi que é hora de seguir em frente. Agradeço muito as oportunidades que encontrei aqui, mas eu tenho que lhe dar meu aviso prévio.” Ou ainda você pode falar  “Eu preciso lhe contar que me ofereceram um cargo em outra empresa. Eu gostei muito de trabalhar aqui, mas preciso lhe dar meu aviso prévio hoje. Está tudo bem se meu último dia aqui for < o dia que for daqui a um mês ?”.

Leia Também:  Fernando Haddad é escolhido pelo PT para concorrer à Prefeitura de SP

Esteja preparado para discutir seus motivos: Se estiver na empresa já por algum tempo ou se ocupar um cargo de mais responsabilidade é possível que seu chefe tenha algumas perguntas para você, ou pelo contrário ele pode lhe fazer uma contra-oferta. Outra dica é saber adiantado o que pode lhe fazer ficar ou não na empresa, seja um aumento de salário, benefícios, uma promoção ou outros tipos de incentivos. Saiba o que é melhor para você, se já estiver decidido não deixe que contra-ofertas o deixe em dúvida.

Guarde esse documento

Tenha uma cópia de sua carta de demissão em mãos: Não deixe de fazer sua carta breve, profissional e sem confrontações. Veja um exemplo: “Prezado Sr. MundodasTribos: Foi uma honra trabalhar na MundodasTribos, inc. Esta carta é para lhe notificar que eu vou estar saindo desta empresa para aceitar uma vaga em outra em < uma data PELO MENOS um mês da data da carta e da conversa >. Por favor aceite minha gratidão pela nossa associação, e desejo o melhor para você e sua empresa para o futuro. Sinceramente, Carlos Ribeiro.”

 

A carta de demissão é documento para você e para a empresa (Foto Ilustrativa)

Aperte as mãos, sorria e agradeça a seu chefe: Deixa a impressão que sairá para um lugar melhor, deixa a impressão que seja uma partida motivada por mudança, por um emprego melhor, ou só para sair de perto deste cara, mostre alguma classe enquanto sai pela porta.Aperte as mãos a seu em-breve-ex-chefe, agradeça por “tudo”, e saia. Vá para a sua estação e fique ali por pelo menos 10 minutos. Agora você pode contar a todos, mas tome cuidado para não pisar no calo de ninguém. Seja educado, tenha classe e confirme que está saindo.

Leia Também:  Como lidar com emprego que odeia

Leia mais informações sobre: MOTIVOS PARA DEMISSÃO POR JUSTA CAUSA

Devo contar para todo mundo que pedi demissão?

Não há necessidade de comentar se foi demitido ou se demitiu (Foto Ilustrativa)

Após sair da sala do chefe e ter efetuado o pedido de demissão com certeza bate uma vontade louca de sair contando para todos os colegas, mas uma vez é preciso que você tenha cautela. Espere para ver o que seu chefe se seu chefe fará o comunicado. Caso não faça, envie um e-mail para ele pedindo se pode enviar um e-mail para todos os colegas de despedida, mas isso pode ser feito nos últimos dias em quem você estiver trabalhando, isso também é outro assunto delicado, pois muitas empresas julgam que o funcionário não pode mais usar os recursos da empresa após pedir demissão. Nisso, se não for possível convide seus colegas pessoalmente para um Happy Hour.

Aproveite para conferir outras dicas sobre trabalho aqui no Mundo das Tribos, pois temos diversas dicas sobre esse e outros assuntos relacionados!

Top