Como a recorrência melhorou o dia a dia das empresas

Wagner Santos 02/09/2021 Notícias

A recorrência é a grande tendência recente no pagamento digital.

Ela já faz parte do dia a dia brasileiro em empresas que trabalham com a recorrência, como Netflix e Spotify. Receber pagamento recorrente é necessário para o seu negócio.

Segundo o Subscription Economy Index 2019, negócios com receita recorrente já cresceram mais de 350% entre 2012 e 2019. Aliás, tiveram um aumento de receita 5x mais rápido em relação às principais empresas da bolsa norte-americana.

Dessa forma, é possível perceber o óbvio: a cobrança recorrente impacta de maneira positiva nas empresas. Prossiga com a leitura e veja como!

Do que se trata o modelo de recorrência e como ele funciona na sua empresa?

A economia de recorrência se trata de prezar pela experiência do consumidor ao invés de sair empurrando produtos para ele.”

A recorrência se trata de um modelo de negócio baseado na venda recorrente, que é adotada pelo modelo de assinatura, plano ou mensalidade. A ideia é simples: não se comercializa o produto, mas sim o acesso a ele.

O modelo oferece a prestação de serviço ou produto como serviço com renovação periódica. O cliente realiza pagamentos periódicos para receber o seu serviço ou produto, podendo ser o período de 1 mês, 3 meses, 6 meses ou 1 ano.

Por exemplo, o cliente assina um clube de assinatura na opção mensal. Todo mês lhe será cobrado o mesmo valor, sempre no mesmo dia.

Dessa forma, é diferente do pagamento parcelado, que é apenas o valor total dividido em parcelas. Se o cliente não quiser mais contar com a sua recorrência, basta ele cancelar a assinatura para não pagar mais nada.

Como a recorrência melhorou o dia a dia das empresas

Por que optar pela venda recorrente ao invés da venda pontual?

Com o pagamento recorrente, o cliente permanece com a sua empresa por mais tempo – afinal, ele vai receber produtos ou serviços com recorrência. Na venda pontual, nunca se sabe se o cliente retornará.

Isso gera imprevisibilidade financeira, o que pode causar um faturamento muito oscilante a cada mês.

Além disso, o cliente só precisa ser conquistado uma única vez para permanecer com a sua empresa. Diferente da venda pontual, não há a necessidade de continuamente tentar captar o cliente!

Empresas que trabalham com a recorrência: quais são os principais cases no mercado?

Com a popularidade da cobrança recorrente, o que não faltam são exemplos de empresas que trabalham com a recorrência. Confira agora alguns exemplos que mostram os benefícios do modelo!

Netflix

A Netflix é o exemplo mais famoso entre os negócios com recorrência. Em 2021, registrou o número de 209 milhões de assinantes, faturando o valor de 7,3 bilhões de dólares.

A grande quantidade de conteúdo em sua plataforma o torna bastante atraente para o pagamento recorrente!

TAG Livros

No modelo de clube de assinatura, a TAG Livros é um exemplo de sucesso, tendo sido fundada em 2014. Ela traz dois tipos de planos, a TAG Curadoria e a TAG Inéditos, e entrega mensalmente diferentes títulos literários.

Com seu modelo de negócio diferenciado aliado à venda recorrente, já registrou 50 mil leitores e um faturamento de 36 milhões de reais.

Spotify

Num cenário de alta competitividade musical, o diferencial do Spotify foi justamente o seu modelo de cobrança recorrente. É possível ter acesso às músicas de maneira gratuita, mas os seus planos premium fazem uma enorme diferença ao cliente.

Dessa forma, em 2021, chegou ao número de 356 milhões de ouvintes mensais ativos!

Smart Fit

Entre os negócios com receita recorrente, a Smart Fit se destaca por ter inovado no segmento de academia. A empresa traz um sistema de serviços de academia com valor mensal, o que possibilita um custo bem menor em relação ao acesso pontual.

Com o custo menor da mensalidade, a marca garantiu mais de 1,5 milhão de clientes aqui e no mundo.

Quais são os benefícios possíveis aos negócios com recorrência?

Entre os negócios com receita recorrente, é fácil apontar diferentes benefícios da recorrência. Ela faz parte do segredo dos ótimos negócios, que conseguiram crescer com o tempo e rapidamente.

E quais são esses benefícios?

Se torna mais fácil de alcançar a previsibilidade financeira

Com o uso recorrente dos seus serviços e produtos pelo cliente, fica mais fácil alcançar a previsibilidade financeira. Com isso, você pode planejar melhor o orçamento e o investimento e também estabilizar o fluxo de caixa.

É menor o risco de inadimplência

Com a cobrança recorrente sendo feita todo mês na fatura do cartão de crédito ou pelo débito em conta, há menor risco de inadimplência.

Permite uma relação mais próxima com o cliente

Negócios com recorrência têm mais facilidade em promover uma experiência de compra única. Para começar, tem mais tempo para conquistar a fidelidade do cliente (pelo menos 1 mês de assinatura para fidelizá-lo!).

Promove um aumento no número de vendas

Com o custo menor da mensalidade (em relação às compras avulsas), você chama a atenção de mais clientes. Além disso, essas pessoas permanecem como seus clientes por mais tempo, principalmente se a parceria funcionar.

O resultado é que você tem um aumento no número de vendas!

Como as empresas podem começar a receber pagamento recorrente?

A recorrência se encaixa nos mais diferentes tipos de negócios:

  • Lojas;
  • Clínicas e consultórios;
  • Escola de línguas;
  • Delivery;
  • Livrarias e editoras;
  • Licença de softwares;
  • Software como serviço;
  • Aluguel de espaço no estacionamento;
  • Academias.

Mas como começar a receber pagamento recorrente? Para sua sorte, existe um ótimo sistema automatizado para emissão e gerenciamento das vendas recorrentes.

E a melhor parte é que você pode receber pagamento recorrente de maneira automatizada. Assim não é necessário realizar transações manuais mês a mês.

LSI: negócios com receita recorrente, empresas que trabalham com recorrência, negócios com recorrência, recorrência.

Palavras-chave secundárias: pagamento recorrente, cobrança recorrente, risco de inadimplência, venda recorrente, clube de assinatura.

Outros artigos

Bolsas com estilo rocker

06/03/2013

Bolsas com estilo rocker

O estilo rock’n roll tem ganhado, cada vez mais, a atenção da moda. Com um visual que demonstra atitude, personalidade, revolução, ousadia e toque fúnebres, os adept...