Cuidados antes de derrubar paredes

A integração de ambientes se apresenta como uma das principais tendências de decoração e motiva muitas reformas dentro de casa. No entanto, derrubar as…

Por Isabella Moretti em 26/12/2011

A queda das paredes é uma tendência contemporânea

A integração de ambientes se apresenta como uma das principais tendências de decoração e motiva muitas reformas dentro de casa. No entanto, derrubar as paredes não é uma tarefa tão fácil como parece e necessita de alguns cuidados para não comprometer a estrutura da residência.

Quando se trata do estilo contemporâneo, os ambientes integrados já se apresentam como um aspecto importante no interior do imóvel. As casas mais antigas prezavam pela delimitação do espaço com divisórias bem situadas, mas as tendências apontam para a integração como elemento de elegância e amplitude.

As paredes não podem ser derrubadas de um dia para o outro, apenas considerando fins estéticos. É necessário montar um projeto para as mudanças internas e tomar os devidos cuidados. Os arquitetos alertam para não atingir os pilares estruturais ou os sistemas hidráulicos, isso porque pode causar sérios prejuízos. As orientações de um profissional acabam sendo decisivas para os resultados da reforma.

Reformando com a integração de ambientes

Paredes são derrubadas em função dos ambientes integrados

Aderir à moda de ambientes integrados pode trazer benefícios para os moradores em diversos aspectos. Em primeiro lugar, a residência apresenta uma sensação de amplitude, ou seja, espaços maiores do que realmente são. A queda das paredes vai facilitar a comunicação dentro da casa, integrando cômodos como sala de jantar, sala de estar e cozinha.

A extinção de algumas paredes será favorável principalmente para as residências com crianças, oferecendo assim mais espaço para brincar. A junção de ambientes residenciais é uma forma de otimizar o tamanho dos cômodos e até mesmo cria facilidade para a circulação das pessoas.

A quebradeira é um aspecto que incomoda na reforma, mas quase inevitável quando se trata da exclusão de algumas paredes em casa. Um imóvel antigo se tornará muito mais iluminado, amplo e agradável quando ele sofre a integração. Sem falar que a circulação de ar na área interna da casa também acaba sendo beneficiada.

Fatores importantes para derrubar paredes

Não há muitas paredes internas na casa moderna

1. Na hora de elaborar o projeto, procure prestar atenção no revestimento horizontal, que não pode seguir um padrão diferente de um cômodo para o outro. Desta forma, para que a junção dos ambientes possa dar certo, é necessário que o piso seja igual nos dois espaços;

2. O desalinhamento é um ponto que pode prejudicar a integração dos ambientes, por isso certifique-se da altura de cada cômodo antes de fazer a reforma;

3. Verifique qual a estrutura da parede antes de iniciar a obra, tendo em mente que a de concreto convencional oferece mais facilidades na hora da remoção;

4. Cuidado para não prejudicar as instalações elétricas e hidráulicas;

5. É de fundamental importância contratar um profissional especializado para fazer esta reforma.

Aproveite as dicas e modernize a casa com a integração de ambientes.

Top