Como Organizar uma Festa de Formatura

Formatura é sempre sinônimo de alegrias, conquistas . É tempo de celebrar a vitória e refletir todo empenho e esforço durantes anos estudando para…

Por Redacao em 22/04/2011

Formatura é sempre sinônimo de alegrias, conquistas . É tempo de celebrar a vitória e refletir todo empenho e esforço durantes anos estudando para chegar até aqui. E toda comemoração merece uma festa!

Para organizar sua festa de formatura, o ideal é que o planejamento comece pelo menos 6 meses antes do final do curso.

Uma comissão de formatura deve ser eleita para manter tudo bem organizado. Essa comissão deve ser composta por:

Presidente: Toma decisões gerais, pesquisa valores, entra em contato com fornecedores, transmite as decisões para os formandos. Em suma, coordena todas as ações da comissão.

Vice Presidente: Na falta do presidente, este assume seu cargo.

Tesoureiro: No mínimo dois. São eles que irão efetuar pagamentos, cobrar mensalidades, fazer o demonstrativo de gastos e ganhos e definir valores. Alguns eventos podem ser organizados pelos integrantes da comissão de formatura para arrecadar fundos como festas e rifas.

A comissão devera procurar e selecionar uma empresa de eventos, é aconselhável que se façam no mínimo 3 orçamentos com empresas diferentes. Após comparar os orçamentos e analisar os itens oferecidos procure visitar as alguma festa organizada por essas empresas antes de tomar a decisão final.

Essas empresas normalmente ficam encarregadas de todo planejamento e execução do evento da cerimônia de colação ao baile de formatura. Entre os itens oferecidos devem varias constar opções de bufês, banda, convites, fotos, etc.

Dentre as opções enviadas pela empresa de eventos contratada o local é um item essencial, pois vai impor a atmosfera do evento.

A localização é um critério importante, o local deve ser de fácil acesso e seguro.

É preciso saber se o local comporta com conforto o número de participantes do evento.

Um bom espaço zela por sua estrutura. Os banheiros devem estar em perfeitas condições e em quantidade suficiente para o numero de participantes.

Acessibilidade para portadores de deficiências físicas, esse item é muito importante para evitar constrangimentos.

Verifique se existe ar-condicionado, eles são muito importantes principalmente para festas feitas no verão.

Quando a festa fica boa é até um pecado a musica acabar, para que isso não estrague a diversão dos convidados verifique se há restrição à música alta após certo horário.Depois do local, a banda é a coisa mais importante da de uma festa de formatura. Na hora da musica é que as pessoas se soltam e aproveitam realmente a noite.

O papel da comissão de formatura também é de escolher os alunos que serão oradores e juramentistas, o paraninfo, os professores que serão homenageados, e em alguns casos um patrono que normalmente é uma celebridade da área dos formandos em questão.

Uma festa inesquecível pode acabar custando muito caro, por esse motivo quando antes começarem os preparativos melhor, assim os parcelamentos em mais vezes podem garantir aos formandos parcelas de menor valores. Em alguns casos os formandos começam a pagar a formatura ainda no primeiro ano do curso.

E por fim, saiba que os bailes de formaturas costumam acontecer no final e início do ano, é uma grande festa que formandos, suas famílias e amigos especiais. Por isso é necessário que estejam disponíveis convites além das cotas individuais para venda.

Agora é só arrasar no figurino e curtir a festa!

Top