Dicas para ganhar espaço na decoração da casa ou apartamento

Um dos maiores desafios na hora de decorar é aproveitar o espaço. Nem sempre as áreas possuem tamanho suficiente para dar conta da distribuição…

Por Isabella Moretti em 25/01/2012

A claridade natural e o uso do branco na decoração proporcionam amplitude.

Um dos maiores desafios na hora de decorar é aproveitar o espaço. Nem sempre as áreas possuem tamanho suficiente para dar conta da distribuição dos móveis e complementos. Diante destas dificuldades, é fundamental se apropriar de alguns truques capazes de criar a sensação de amplitude.

O aperto das casas e principalmente dos apartamentos costuma ser um grande impasse na decoração. Com áreas estreitas e pequenas, fica complicado ajustar a mobília sem prejudicar a circulação das pessoas nos ambientes residenciais. No entanto, pequenas mudanças prometem deixar a residência funcional e bonita.

Como aproveitar espaço na decoração?

1. Uma das principais formas de aproveitar espaço está na economia, ou seja, poupar o número de elementos decorativos dentro de um cômodo. Para não criar a sensação de sufoco ou tornar os ambientes pequenos, é recomendado trabalhar apenas com os móveis básicos.

Um quarto pequeno teve o seu espaço bem aproveitado com a cama suspensa.

2. Cada área da casa necessita de pequenas adaptações para aproveitar melhor o espaço. A cozinha americana, por exemplo, já recebe o benefício da integração de ambientes e pode contar ainda com um conjunto de móveis planejados para usar bem as dimensões disponíveis. No caso do home Office, se não houver espaço para um computador desktop, adote um notebook.

3. Um meio de otimizar o espaço em casa é através das cores das paredes, como branco. Este tom claro e neutro tem a capacidade de refletir a luz, deixando o cômodo mais claro, fresco e arejado. A sensação de amplitude se torna ainda mais nítida quando o efeito do branco é combinado com uma iluminação fria. Nunca use cores escuras nas paredes de ambientes pequenos, afinal, isso deixa o lugar mais fechado e introspectivo.

4. Nos quartos, salas e até mesmo hall de entrada, os moradores podem trabalhar com espelhos na decoração. As peças deixam o espaço moderno e exploram o reflexo como um recurso de amplitude.

5. A escolha dos móveis também aparece como um aspecto importante para aproveitar espaços das casas e apartamentos. Por exemplo, um quarto ocupado por duas pessoas pode ganhar um beliche ou mesmo uma bicama. Há camas suspensas que se aproveitam do espaço inferior para comportar uma escrivaninha.

No caso de uma sala de estar, é possível montar a decoração com um sofá-cama. A peça multiuso irá garantir uma acomodação confortável para repousar ou receber os amigos na área de convívio.

6. Aproveite ao máximo o espaçamento gerado pela integração de ambientes nos apartamentos. Para estipular divisórias, use os móveis de forma estratégica, como é o caso do aparador atrás do sofá ou da própria bancada que delimita a cozinha.  Outra forma de otimizar espaço consiste na casa é a criação de nichos.

O sofá e a parede na cor branca ampliam a área social da casa.

 

Top