Arranjo de flores: como aumentar duração

Editorial MDT 24/07/2012 Bem Estar

Lindos e duradouros. (Foto:Divulgação)

Um arranjo floral traz vida e alegra qualquer ambiente, ele pode colorir escritórios, salas e até mesmo banheiros e lavanderias. Mas sempre que fazemos um lindo arranjo nos vem em mente a preocupação de quanto tempo as flores vão durar, afinal além de um investimento financeiro levamos muito tempo para deixá-las impecáveis.

Por isso alguns cuidados são necessários na hora de escolher, armazenar, manipular e manter as flores, para que permaneçam bonitas pelo maior tempo possível. Selecionamos algumas dicas importantes para auxiliar você a manter seu arranjo de flores por mais tempo. Leia e confira.

Saiba mais sobre isso lendo: Os mais belos arranjos de flores: fotos.

Dicas para que os arranjos de corte durem mais

Tudo começa antes mesmo das flores chegarem às nossas residências. É preciso selecioná-las com rigor deixando de lado as que apresentarem flores secas ou murchas e também as que possuam sinais de doenças, pragas ou danos físicos.

É importante que elas estejam limpas e bem embaladas e de preferência que possuam botões, pois quanto maior o número deles maiores são as chances do arranjo durar. Preste atenção nos botões muito pequenos, eles tendem a apodrecer e cair antes mesmo de desabrocharem.

O período ideal de compra é durante a madrugada ou manhã. Nesse horário as plantas resistem mais à manipulação e transporte.

As flores que suportam mais o clima brasileiro são as espécies tropicais como estrelizias, helicônias, alpínias, cravos e copo-de-leite. As rosas e gérberas duram apenas de três a cinco dias após o corte.

Cravos duram mais. (Foto:divulgação)

Chegando em Casa

Em casa é preciso outros tipos de cuidado. Comece retirando as flores da embalagem, não faça arranjo com elas embaladas, isso não fará aumentar a durabilidade. Desinfete os vasos e lave com água limpa. Uma dica fundamental é fazer um corte de dois centímetros na base, em sentido longitudinal. Isso serve para aumentar a área de absorção de água pelas hastes. Mas, atenção: o corte deve ser feito com tesouras ou facas bem amoladas para não esmagar os tecidos das hastes, predispondo-as ao apodrecimento precoce. Se fizer isso com o caule mergulhado na água melhor ainda.

Independente de qual tipo de flor é fundamental retirar o excesso de folhas que ficam sob a água, assim evitará o apodrecimento e mau cheiro. Com o passar dos dias retire as folhas e as pétalas que murcharam.

Para evitar que elas se deteriorem com facilidade a dica é deixá-las em um ambiente fresco e com sombra, por isso evite cômodos com ar condicionado e onde pegue sol direto.

Todos os cômodos da casa podem receber esse cuidado. (Foto:divulgação)

 Inspire-se com outras ideias incríveis que selecionamos lendo: Arranjos de flores para decorar a casa.

Outros artigos

Fotos de Banheiro com Banheira

19/03/2016

Fotos de Banheiro com Banheira

Separamos aqui Fotos de Banheiro com Banheira para você que deseja montar um espaço bonito e elegante para relaxar. Todo mundo sabe que a banheira é um verdadeiro co...

Kia Motors Brasil

20/10/2009

Kia Motors Brasil

A Kia Motors Brasil é uma grande montadora de carros e que faz muito sucesso no país. Com uma ampla linha de veículos a Kia tem modelos para todos os gostos, ...