Élida Santos 31/12/2013 Educação

Seja na escola ou faculdade, estudar fora da sala de aula é necessário para absorver tantas informações e tirar as dúvidas que surgem com os professores. Estabelecer um momento para leitura do material didático ou para fazer exercícios ligados ao assunto apresentado em sala de aula quando está em casa é muito bom.

Organize grupos de estudos na sua casa (Foto: Divulgação)

Mas, quem gosta de compartilhar com amigos as dúvidas e conhecimentos pode se dar melhor. Por isso, organizar grupos de estudos pode ser uma maneira excelente de estudar para uma prova, ou até para fazer um trabalho individual, mas com o apoio do coletivo.

Porém, é preciso ter cuidado para que esse momento de apoio pedagógico não vire algo disperso, bagunçado e se transforme em tempo perdido, que acaba não sendo usado para a finalidade inicial: estudar. Confira a seguir algumas maneiras de organizar um grupo de estudo.

Determine local e horário para o grupo de estudo se reunir

O local para que as reuniões do seu grupo de estudo funcionem deve ser de fácil acesso de todos e com o silêncio necessário. Não marque nada em ambiente de lazer, como a beira de uma piscina, com música contínua ou ao lado da televisão ligada.

Uma biblioteca municipal que tenha algumas salas privativas para que as conversas e trocas de ideias possam acontecer sem atrapalhar os leitores é um bom local. Ou até a casa de um colega que tenha um espaço que vocês possam se reunir por algumas horas sem interrupções e distrações. Também é aconselhado escolher um horário para que essas reuniões ocorram. Não ultrapasse mais de 2h de estudo e debates sem descanso de pelo menos 30 minutos.

procure um lugar silencioso, mas que vocês possam debater quando necessário (Foto: Divulgação)

Quem devo chamar para o grupo de estudos?

O ideal é não convidar mais de seis pessoas, para que seja possível debater e ter um diálogo amistoso sobre o assunto. Também convide alguém que domine mais sobre o tema e possa trocar experiências com o grupo sobre a disciplina em questão.

Preparação e foco para o grupo de estudo dar certo

Escolha o tema e a forma como ele será trabalhado. As pessoas participantes do grupo de estudo, podem, por exemplo, ler um texto sobre o assunto previamente, em suas casas, e anotar as dúvidas para debate no grupo de estudo. Ou alguém pode ler em voz alta esse mesmo texto durante o estudo com o grupo e as dúvidas serem levantadas naquele local mesmo. Se mesmo se reunindo com os amigos para estudar as dúvidas permanecerem, leve-as para os professores.

Outros artigos

Curso de libras da UFSCar: inscrições

06/08/2013

Curso de libras da UFSCar: inscrições

A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) abriu inscrições para uma nova etapa do curso do Programa de Ensino de Língua Brasileira de Sinais, que será ministrado...

Net Virtua Combo TV Por Assinatura

15/03/2010

Net Virtua Combo TV Por Assinatura

A internet em banda larga vem se tornando um fator muito importante para que consigamos ter acesso rapidamente as informações da rede, permite que você faça down...