Enem 2015: cartões de confirmação como acessar

Saiba mais sobre o Enem 2015: cartões de confirmação como acessar. Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio já podem realizar a…

Por Isabella Moretti em 15/10/2015

Saiba mais sobre o Enem 2015: cartões de confirmação como acessar. Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio já podem realizar a consulta online, basta acessar o portal do INEP. Cada cartão contém informações importantes sobre o endereço do local de prova.

Enem 2015 cartões de confirmação como acessar. (Foto Ilustrativa)

O Enem 2015 terá mais de 7,7 milhões de candidatos. O número parece alto, mas na verdade é 11% a menos que em 2014. Nessa edição, a avaliação mais importante da educação brasileira está contando com uma série de mudanças. A principal alteração diz respeito à taxa de inscrição, que foi reajustada para R$ 63 após 11 anos sem acréscimos. Outra novidade é que o cartão de confirmação agora é apenas digital.

Leia mais: Consultas locais de prova Enem 2015

Enem 2015: cartões de confirmação como acessar

Desde quando foi criado, em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio tinha o costume de enviar os cartões de confirmação dos candidatos através dos correios. Nesse ano, no entanto, o INEP resolveu tornar o procedimento totalmente digital para reduzir os custos com impressão e entrega. O acesso ao cartão pela internet foi liberado no dia 2 de outubro.

O cartão de confirmação não é mais enviado pelo correio. (Foto Ilustrativa)

Todos os inscritos no Enem precisam consultar o cartão de confirmação online, afinal, esse documento apresenta o endereço do local de prova. Até as 8h de terça-feira (13), apenas 61% dos candidatos tinham realizado a consulta.

De acordo com Chico Soares, presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o sistema criado para consulta aos cartões de confirmação é seguro, estável e capaz de suportar todos os participantes.

Saiba mais: Dicas Enem 2015 para passar nas provas

Como consultar o cartão?

Consulte o local de prova pela internet. (Foto Ilustrativa)

Confira o passo a passo para consulta ao local de prova Enem 2015: cartões de confirmação como acessar:

1. Acesse o site enem.inep.gov.br/participante

2.Informe o número do CPF e a senha.

3. Caso você tenha esquecido a senha, basta recuperá-la na própria página do participante, informando o CPF e a data de nascimento. Em instantes, o será enviada uma mensagem SMS com uma nova senha.

4. Pronto! Agora é só consultar o cartão e salvá-lo no computador.

O local de prova costuma ser até 30 km do endereço do candidato. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Enem 2015 saiba o que muda na prova deste ano

Agora você já sabe tudo sobre o Enem 2015: cartões de confirmação como acessar. Vale lembrar que esse cartão não precisa ser apresentado no dia da prova. No entanto, é interessante que o candidato leve o documento para obter detalhes sobre o local, como andar e número da sala. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre educação.

Top