Como organizar o espaço de trabalho em casa

Como organizar o espaço de trabalho em casa

Trabalhar em casa é uma grande responsabilidade, pois é preciso ser disciplinado para cumprir a rotina como se estivesse em um ambiente de trabalho…

Por Editorial MDT em 05/07/2013

Trabalhar em casa é uma grande responsabilidade, pois é preciso ser disciplinado para cumprir a rotina como se estivesse em um ambiente de trabalho com seu chefe por perto. Dizemos isso pois as distrações em casa são muito mais comuns do que em uma sala que você está com a única e exclusiva finalidade de trabalhar. Em casa tem os filhos, a televisão, até mesmo a resistência para levantar da cama nos dias frios. Trabalhar em casa representa qualidade de vida para algumas pessoas. Nisso é muito importante decidir como organizar o espaço que será dedicado ao seu home office, afinal esse é o segredo do sucesso de quem trabalha em casa. Esse local deve ser confortável e ao mesmo tempo funcional, por isso alguns equipamentos são necessário. Confira a seguir algumas dicas para organizar o espaço de trabalho em casa.

Escolha cores e móveis que garantam seu conforto. (Foto: Divulgação)

Como organizar o ambiente de trabalho em casa

O local de trabalho em casa como já falamos deve ser funcional e também agradável, alguns equipamentos são necessários para que as funções sejam cumpridas com conforto, eles também podem fazer com que você poupe tempo em sua rotina diária. Se necessitar de silêncio, converse com os outros moradores da casa e explique a situação, se possível eleja uma sala com porta, para poder fechá-la quando necessário para montar seu home office, mas lembre de respeitar a rotina da família. É preciso ter equilíbrio para que o seu trabalho dê certo e a relação com a família também seja boa. Se os sons mesmo assim ainda incomodarem considere a hipótese de trocar a porta por uma com isolamento.

Ajuste a altura da cadeira para que fique mais confortável trabalhar. (Foto: Divulgação)

Itens necessários para organizar o ambiente de trabalho em casa

Depois de definir o local de trabalho em casa chega a hora de investir nos equipamentos, eles vão variar de acordo com a sua função, muitas pessoas trabalham como editores free lancer, isso não demanda muitos materiais, uma boa cadeira, mesa na altura adequada, iluminação, computador e internet de alta velocidade são o bastante nesses casos. Já nos casos de pessoas que trabalham para empresas é necessário também um drive externo para transportar arquivos, geralmente um telefone sem fio também pode ser uma boa opção, além de arquivos para organizar seus planejamentos ou mesmo documentos da empresa. Não esqueça também de comprar uma boa agenda, ou organize-se em um sistema no próprio computador.

Qualquer cantinho pode virar um belo home office se você tiver criatividade. (Foto: Divulgação)

Após comprar todos os materiais necessários para trabalhar home office com conforto é necessário que você fique atento a alguns fatores, como por exemplo onde vai ficar o seu monitor, é muito importante que ele fique ao nível dos olhos, nada de trabalhar com a coluna dobrada. Certifique-se também de que seus braços estão bem acomodados, principalmente no caso de digitar muitas coisas ao longo do dia, hoje no mercado existem teclados com design ergonômico. Por último a sua cadeira de preferência giratória, deve garantir que seus joelhos fiquem em um ângulo de 90º, se não estiver assim ajuste a altura.

Top