Dicas para fazer o home office dar certo

O número de profissionais que têm a própria casa como local de trabalho está crescendo. O chamado home office é uma alternativa bastante atraente…

Por Paulo Lima em 06/03/2013

O número de profissionais que têm a própria casa como local de trabalho está crescendo. O chamado home office é uma alternativa bastante atraente para quem quer fugir do corre-corre das ruas e ter mais tranquilidade para realizar o serviço.

Uma das vantagens para quem trabalha é a possibilidade de poder elaborar a sua própria rotina. (Foto: Divulgação).

Outra vantagem para quem trabalha em casa é a possibilidade de ficar mais perto da família e também o fato de não precisar gastar com transporte (gasolina ou ônibus), aluguel, decoração etc. Ainda tem o conforto de poder elaborar o seu próprio horário e sua própria rotina de trabalho.

Entretanto, para que o seu home office dê certo, é importante ter disciplina e seguir algumas orientações. Abaixo, você pode conferir as dicas que separamos para ajudá-lo a ter sucesso na atividade em que desempenha. Confira e boa sorte!

Confira: Pesquisa afirma que trabalhar em casa aumenta a produtividade.

Dicas para fazer o home office dar certo

Ter um espaço organizado é fundamental para você realizar o seu trabalho com eficiência. (Foto: Divulgação).

1. Monte o seu home office em um lugar isolado, longe do fluxo da casa. Se isso não for possível, separe um canto onde você possa realizar suas tarefas com conforto e eficiência. O local deve ter uma boa iluminação e, de preferência, ficar distante de distrações visuais ou auditivas;

2. Muita gente se engana ao pensar que trabalhar em casa é mais fácil do que trabalhar fora. Cada situação possui os seus próprios desafios e, no caso de ter um home office, a maior dificuldade é evitar que a rotina de casa atrapalhe no rendimento.

Entretanto, enquanto muitos perdem boa parte do seu tempo com distrações banais, outros passam o dia inteiro trabalhando, sem pausa para almoço, cafezinho ou um breve descanso. O ideal é criar uma rotina equilibrada e sem excessos (para mais ou para menos);

Saiba como evitar distrações trabalhando em casa.

O ideal é que o escritório fique longe de distrações visuais e auditivas. (Foto: Divulgação).

3. Não é porque trabalha em casa que você vai passar o dia inteiro de pijama. Apesar de simples, vestir-se adequadamente é importante para pontuar a transição entre sua rotina doméstica e profissional;

4. Alguns profissionais acham que podem trabalhar e dar conta das tarefas de casa ao mesmo tempo. Mesmo que consiga, você vai ficar muito desgastado, o que, sem dúvida, será extremamente prejudicial para o seu rendimento. Para que o seu home office dê certo é importante conversar com a família e estipular alguns limites de convivência;

5. Tenha a disposição bons aparelhos, como notebook ou computador, conexão com internet, impressora multifuncional, telefone etc. Eles irão ajudá-lo a realizar os eu trabalho com mais eficiência.

Top