Como montar um quarto recreativo para crianças

Nem sempre é viável escolher uma proposta simples para decorar o quarto da criança, na verdade acaba sendo necessário buscar na ousadia uma forma…

Por Isabella Moretti em 30/12/2011

Quarto de menino decorado de maneira lúdica

Nem sempre é viável escolher uma proposta simples para decorar o quarto da criança, na verdade acaba sendo necessário buscar na ousadia uma forma de deixar o ambiente mais interessante. O dormitório infantil precisa oferecer possibilidades de diversão e deixar o pequeno morador bem à vontade.

O quarto recreativo para crianças é uma ideia inovadora e moderna, mas que tem feito sucesso na decoração. A montagem do cômodo tem como finalidade divertir meninos e meninas que estão abandonando as fraldas. No projeto, móveis e acessórios passam a contribuir com a proposta de recreação dentro do ambiente.

Em casas e apartamentos que não possuem espaço para as brincadeiras, o quarto recreativo acaba sendo uma alternativa para entreter as crianças. Recomenda-se explorar cores alegres e estimulantes no espaço, além de adotar um tema na decoração que satisfaça as preferências do menino ou da menina.

Móvel recreativo para o quarto infantil

Dicas para decorar o quarto recreativo

1. Em primeiro lugar, verifique o tamanho da divisão para que os móveis e acessórios possam ser distribuídos sem sufocar o quarto. O projeto precisa determinar o que pode ser adicionado ou não no ambiente de acordo com as dimensões.

2. Valorize a proposta recreativa em todos os aspectos, escolhendo móveis que vão muito além do caráter funcional. Por exemplo, uma cama pode se transformar num verdadeiro parque de diversões com um escorregador na sua estrutura. Outra ideia interessante é trabalhar com uma cama suspensa e simular uma casa na árvore dentro do quarto da criança.

3. O uso das cores na decoração se apresenta como um fator importante para transformar os espaços infantis. Experimente pintar as paredes com cenários lúdicos ou trabalhe com móveis coloridos na decoração. Fuja um pouco do mobiliário convencional para deixar o quarto mais atraente e divertido.

4. Ao montar o quarto recreativo, conte com a ajuda de um profissional especializado para não colocar em risco a segurança da criança. Os móveis devem ser estruturados com materiais resistentes e, se houver necessidade, acrescente grades de segurança.

Cama com varanda de princesa

5. É fundamental reproduzir um tema na sua composição. Por exemplo, se a garota adora Contos de Fada, dá para investir numa cama com detalhes rosa e que simula uma varanda de princesa. O mobiliário é perfeito para brincar  e serve de estímulo para a criatividade das crianças.

6. Mesmo com a proposta recreativa em destaque, é importante que o quarto infantil seja dividido em áreas. O espaço de diversão pode se misturar com o de dormir sem problemas, mas cuidado para não inserir elementos recreativos no canto reservado para estudos. A criança está em fase de aprendizado e necessita de concentração nas suas lições escolares.

Que tal ter uma casa da árvore no quarto?

Aproveite as dicas e inove a decoração do quarto infantil com uma proposta lúdica.

 

Top