Espécies de plantas de forração

As plantas de forração são aquelas que formam um tipo de cobertura vegetal no jardim. Elas normalmente possuem baixa altura e são perfeitas para…

Por Isabella Moretti em 10/10/2013

As plantas de forração são aquelas que formam um tipo de cobertura vegetal no jardim. Elas normalmente possuem baixa altura e são perfeitas para cobrir a terra de forma ornamental.

Scaevola aemula. (Foto:;Divulgação)

Apesar de serem usadas para forrar superfícies, as plantas de forração não são resistentes ao pisoteio. Elas podem ser cultivadas em qualquer época do ano, mas nos meses de inverno o crescimento costuma ser menor.

Quando bem tratadas, as plantas de forração completam o projeto paisagístico com mais cor e textura. Elas desempenham a função de proteger o solo das erosões e agem contra o ressecamento causado pelo sol.

As principais plantas de forração

Confira a seguir as principais espécies de plantas de forração:

Scaevola aemula: é uma planta muito florífera e considerada perfeita para canteiros expostos ao sol pleno.

Polygonum capitatum: também conhecida como tapete inglês, esta planta é graciosa e perfeita para o clima frio. O seu cultivo acontece sob o sol.

Sindapsus aureus: também chamadas de jiboias, estas plantas são cultivadas tanto na sombra como no sol pleno. Se não houver luz solar, as folhas permanecem pequenas. O excesso de sol faz com que as folhas atinjam até 80 cm.

Dianthus chinensis: é uma espécie de forração que pode ser plantada tanto no clima quente como no clima frio. O sol pleno garante flores lindas.

Dianthus chinensis. (Foto:Divulgação)

Verbena tenuisecta: nativa do Brasil, esta planta floresce principalmente na primavera, é cultivada em áreas sob pleno sol e apresenta grande resistência.

Selaginella kraussiana: a planta, também chamada de musguinho, é perfeita para fazer a forração de vasos e canteiros à sombra.

Arachis pintoia: esta floração, também chamada de grama amendoim, é perfeita para um canteiro concentrado, mas incapaz de resistir às geadas. As florezinhas aparecem na primavera e no verão.

Grama amendoim. (Foto:Divulgação)

Hedera canariensis: é uma espécie indicada para forrar áreas com sombra e cresce rapidamente.

Maranta bicolor: as folhas estampadas prometem deixar o paisagismo do jardim interno com um toque de sofisticação.

Dicas para cuidar das forrações

• As espécies de forração mais utilizadas são a grama-amendoim e a hera-inglesa.

• Antes de plantar, é importante buscar informações sobre como cada espécie se desenvolve.

• Para fechar um espaço, as mudas devem ser plantadas bem próximas.

• As plantas de forração normalmente não aceitam poda.

• Para manter a forração bonita é necessário adubar, fazer regas periódicas e remover as folhas secas.

Top