Editorial MDT 31/07/2013 Educação

Qualquer tipo de apresentação, em público, merece atenção especial. Entretanto, as técnicas que podem garantir uma boa palestra não são, assim, tão complicadas. Conhecimento pleno sobre o assunto a ser abordado e de tecnologias simples são os pontos mais importantes. A seguir, veja algumas dicas e saiba como preparar uma palestra.

O domínio pleno do assunto ajuda, também, a superar o medo de falar, em público (Foto: Divulgação)

Preparando a palestra

Primeiramente, é preciso que o palestrante tenha pleno conhecimento do assunto que irá abordar. Este é, sem dúvida, o ponto principal. O orador que domina o assunto a ser apresentado, certamente falará com mais segurança e tornará a apresentação algo muito mais interessante aos ouvintes. Além disso, tal segurança ajuda a superar o medo de falar em público.

Saber, exatamente, o que irá falar também tem relação direta com o tipo de público que irá assistir à palestra. É preciso saber de que forma a defesa de um tema irá ser útil às pessoas que estarão no local. A palestra deve ser direcionada a um tipo específico de ouvintes. A partir destas premissas, já se pode pensar em como apresentar a palestra, ou seja, com quais recursos.

Como apresentar uma palestra

Disponibilize os pontos relevantes, para que os ouvintes possam anotar, durante a sessão de perguntas (Foto: Divulgação)

Uma palestra que não tenha o suporte de slides, caixas de som (em caso de público e local grandes), entre outros recursos, pode se tornar algo extremamente cansativo aos ouvintes, ainda que todos estejam realmente interessados no tema. É sempre útil montar apresentações no Power Point, por exemplo, que é uma ferramenta bastante simples e que ajuda, muito, a prender mais a atenção. Existem, também, softwares online para fazer slides que, em geral, disponibilizam recursos mais interessantes.

Ao preparar os slides, é indicado ao palestrante usar imagens e textos curtos, intercalados. Resumos e pontos mais relevantes podem ser reservados para o final, os quais as pessoas poderão usar para fazer anotações, durante a sessão de perguntas. Também vale a pena hospedar a apresentação em algum site, aberto ao público, para que os participantes possam ter acesso, depois da palestra.

Imagens, nos slides, tornam a palestra mais interessante e explicativa (Foto: Divulgação)

Para preparar uma palestra, também é preciso se prevenir, pois nunca se sabe se surgirão contratempos. Vale a pena verificar as condições do local onde a apresentação será feita e quais recursos serão necessários.

Para garantir que tudo dê certo, indica-se criar uma cópia da palestra, num segundo pen drive. Também é válido não depender de apresentações, via internet. Caso queira usar vídeos ou outros arquivos, é importante baixá-los, para que possam ser exibidos off-line.

Outros artigos

Cursos Gratuitos SENAI BA 2011-2012

05/01/2011

Cursos Gratuitos SENAI BA 2011-2012

Estamos em uma era onde os mais fortes e preparados sobrevivem no mercado de trabalho. Os cursos que nos elegemos fazer fazem com que nos tenhamos condições melh...