Élida Santos 26/04/2016 Economia

Para quem possui pouco capital, mas quer investir em uma ideia empreendedora, montar um negócio  em casa pode ser a solução. O escritório home office proporciona economia, já que não é preciso pagar um aluguel pelas instalações. No entanto, antes de decidir trabalhar no ambiente caseiro, verifique se a legislação permite que a atividade exercida seja efetivada nesse local. 

Leia também: Como evitar distrações trabalhando em casa

 

Trabalhar em casa exige organização (Foto: Divulgação)

Setores de atuação para quem quer trabalhar em casa

Se você pretende abrir um negócio no ambiente residencial, saiba que você pode atuar nos seguintes segmentos: confecções; contabilidade; cosméticos; publicidade e computação gráfica; alimentos e consultorias em geral. Independente de atuar em uma dessas atividades, em casa ou no escritório, você deve ter em mente que o segredo do sucesso para quem começa um novo negócio é o esforço, planejamento, que inclui a definição de metas, lucros e objetivos. 

Pontos positivos de se abrir um negócio em ambiente residencial

O bom de atuar em uma atividade remunerada que funciona em casa é a autonomia com relação a horário. Além disso, a alimentação pode ser mais saudável, já as tentações dos restaurantes não são vistas com tanta frequência quanto se você trabalhasse em uma empresa. Outro fator bom é que não perde tempo com o trajeto para o emprego, pois ele está na sala ao lado ou até a poucos passos da sua cama.

Saiba mais sobre: Home office-dicas para trabalhar em casa

 

Estude o mercado que pretende atuar (Foto: Divulgação)

Lado negativo de se trabalhar em casa

A parte ruim de montar um negócio em casa é que justamente a dificuldade de separar as atividades remuneradas os afazeres domésticos. Se a organização não acontecer você pode trabalhar demais ou menos que o necessário, prejudicando seu desempenho. O mercado formal também pode julgar que você é um amador só porque tem um escritório em casa, em vez de ter uma sala comercial, o que dificulta transações comerciais.

O planejamento é o primeiro passo para abrir um negócio

Após verificar se a atividade que deseja exercer pode ser efetivada no conforto do seu lar, é hora de planejar. Liste o que vai precisar mudar no ambiente familiar para que atenda o que necessita para começar a ganhar dinheiro, verifique o quanto de dinheiro poderá ser investido.  Não exagere nos investimentos até ter certeza que de o negócio vai dar certo. Organizações como o Sebrae possuem cursos focados para quem quer ser dono do seu próprio negócio e pretende montar algo em casa. Antes de começar qualquer atividade empresarial ou comercial faça uma pesquisa de mercado.

Outros artigos

Vagas de estágio ES 2016

17/03/2016

Vagas de estágio ES 2016

Confira vagas de estágio ES 2016. Se você está buscando uma oportunidade no mercado de trabalho, então saiba que muitas empresas capixabas estão contratando estagiár...