Home office: dicas para trabalhar em casa

Trabalhar em casa pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao colaborador, ao livrá-lo do trânsito, além de incentivar o comprometimento devido a flexibilidade…

É importante ter um espaço reservado e isolado dentro de casa.

Trabalhar em casa pode proporcionar uma melhor qualidade de vida ao colaborador, ao livrá-lo do trânsito, além de incentivar o comprometimento devido a flexibilidade de horário. Praticamente todos os profissionais podem trabalhar a partir de um home office. No entanto, não é uma linha muito aconselhada aos colaboradores que precisam de ferramentas específicas ou para os trabalhadores que precisam falar com vários clientes pessoalmente.

Confira: Veja como funciona a melhor maneira de trabalhar

Existem campos onde o home office é mais conveniente, sobretudo em companhias da área de atendimento ao cliente. Todavia, nem todas elas permitem que o funcionário trabalhe remotamente.

As empresas devem transmitir a cultura da coordenação a todos os colaboradores. Além de proporcionar todos os benefícios aos funcionários, a coordenação deve ficar atenta à interação entre os trabalhadores. Nesse caso, o emprego da mídia social e grupos online para incentivar a aderência e cultura empresarial podem ser favoráveis.

Os sistemas de home office mais bem sucedidos são os híbridos, onde o indivíduo passa algumas horas no escritório e o restante do dia em casa. Com isso, a companhia assegura a assimilação da cultura da coordenação e flexibilidade de horário do trabalhador.

Leia mais: Dicas para montar home office na sala

Os funcionários não precisam solicitar para trabalhar de casa, já que este hábito está na tradição das companhias que permitem este regime. É importante destacar que, as empresas devem esclarecer dúvidas dos candidatos ao longo da entrevista de emprego.

Dicas

É fundamental se dedicar ao trabalho, e realizá-lo da melhor maneira possível.

É importante ter um espaço reservado e isolado dentro de casa. Tenha seu escritório provado e mantenha distância de crianças, cachorros e familiares. Segundo especialistas, é muito fácil perder a concentração do trabalho ao realizar as tarefas diárias.

Leia Também:  Vagas de Emprego em Shopping de SP 2010

Mantenha uma rotina diária, seja disciplinado e avise todos os integrantes que moram junto com você para não incomodar enquanto desempenha suas tarefas.

Como é muito comum ficar desestimulado, quando a rotina é sempre a mesma, sobretudo quando o indivíduo está isolado, é importante se dedicar ao trabalho, e realizá-lo da melhor maneira possível.

Veja também: Como decorar seu Home Office

A probabilidade de trabalhar de casa e ver pouco o dirigente ou colegas de trabalha pode reduzir a perceptibilidade que o profissional possui no trabalho. Para que isso não ocorra, permita que seus colegas saibam o que você realiza todos os dias. Nesse caso o emprego das redes sociais, sobretudo as internas da companhia, são uma ótima opção.

Realize todos os treinamentos que a companhia proporciona. Isso garante que todos os colaboradores tenham os mesmos conhecimentos.

As empresas que permitem a realização do home office não estão preocupadas a que horas o funcionário vai realizar os afazeres, mas com a qualidade do trabalho que será apresentado. Funcionários que oferecem atendimento de suporte, por exemplo, sobretudo para os clientes no exterior, não precisam estar dentro da coordenação para começar o atendimento. O que realmente importa, é estar disponível quando o cliente ligar e em um ambiente silencioso.

Top