Como evitar distrações trabalhando em casa

Como evitar distrações trabalhando em casa

Quando um profissional diz que trabalha em casa 99,9% das pessoas acham que ele é o ser mais feliz do mundo, isso porque não…

Por Élida Santos em 29/03/2012

O trabalho em casa pode ser bom para quem souber lidar com a liberdade (Foto: Divulgação)

Quando um profissional diz que trabalha em casa 99,9% das pessoas acham que ele é o ser mais feliz do mundo, isso porque não precisa enfrentar trânsito até a companhia e pode fazer tudo sem ter um chefe sentado na mesa ao lado. Para as empresas o home office é sinônimo de economia e produtividade, já que gastos como vale-transporte podem ser cortados, além de deixar o profissional mais a vontade para executar suas funções, o que aparentemente é ótimo para a organização.

Muda o espaço de atuação, mudam os problemas. O que parece ser um paraíso também é o motivo de tantos conflitos. Isso porque manter a disciplina, ou seja, não se distrair com atividades que lhe tirem o foco e que consequentemente fazem com que a sua produtividade diminua, constitui o principal desafio de quem atua home office. Para acabar com as distrações separamos algumas dicas:

Ter foco e ser organizado é fundamental (Foto: Divulgação)

1 – Foco nas tarefas

As pessoas tendem a misturar lazer com o trabalho, deixando de lado o que realmente importa. Crie uma rotina de trabalho, acorde em um horário em que seja possível começar a exercer as suas atividades no mesmo horário que geralmente entraria na sua empresa onde presta serviço home office. Não tente resolver assuntos particulares antes de terminar suas atividades diárias.

2 – Organização

Como não tem um supervisor de olho em tudo que faz enquanto desempenhar as funções, alguns profissionais ficam perdidos e não sabem ao certo o que priorizar. Quando ocorre isso geralmente a pessoa tende a tentar fazer tudo ao mesmo tempo, mas no fim, não consegue terminar nenhuma tarefa com sucesso. Alguns colaboradores, ainda, perdem a produtividade por causa desse falta de organização. Por isso, antes de começar a trabalhar enumere suas atividades em grau de dificuldade e prioridade, começando sempre pelas mais difíceis e importantes, pois no começo do dia terá mais energia para se aplicar nelas.

Cuidado com a internet, pois ela possui muitas armadilhas que distraem (Foto: Divulgação)

3 – Internet

E por fim, cuidado com a internet. Quem trabalha home office tem a web como ferramenta fundamental, mas ao contrário do que acontece em algumas companhias, todos os portais geralmente são liberados para acesso em seu computador caseiro. O problema que os sites são uma grande distração quando não tem a ver com as atividades desempenhadas por quem atua em casa. Uma boa alternativa para isso é reservar uma máquina só para o seu trabalho, que seja bloqueada para acesso a redes sociais e demais portais que geralmente são bloqueados nas empresas. Assim ficará mais difícil perder o foco.

Top