Como melhorar a convivência de cães e gatos

Sem sombra de dúvidas aquela história do cão perseguindo o gato é uma realidade que existe apenas nos desenhos animados. Os cachorros não se…

Sem sombra de dúvidas aquela história do cão perseguindo o gato é uma realidade que existe apenas nos desenhos animados. Os cachorros não se alimentam de gatos, fazendo com que eles de fato não sejam seus inimigos naturais. Por isso, se você antes não acreditava em uma amizade pacífica entre ambos, quebre já estes conceitos e saiba que um cão pode ter uma boa convivência com um gato de uma forma tranquila e sem muitos esforços.

Os cães e os gatos podem ter uma convivência harmoniosa e feliz (foto: Divulgação)

Todavia, existem casos onde o cachorro não aceita o gato ou o próprio gato teme o cão, por serem espécies diferentes e adotarem comportamentos condizentes com o tipo de animais que são. Por isso, para você que deseja estabelecer um clima pacífico em casa, veja a seguir como melhorar a convivência entre cães e gatos:

Como fazer cães e gatos conviverem juntos

O primeiro passo para cães conviverem junto com gatos é adotar um ambiente separado para cada um. Os gatos primam muito pela individualidade, de modo que interferir neste aspecto causa o estresse e problemas de saúde do felino. Por isso, caso haja a possibilidade, separe o ambiente do gato com uma cerca ou portões para bebês, que, todavia impedem a passagem do cão, mas permitem a locomoção do gato. Se acontecer de o cão ser o animal mais antigo da casa, treine-o antes a mudar o seu espaço e faça-o obedecer algumas regras básicas de comando.

Leia algumas dicas para ensinar truques para o cachorro.

Os gatos primam muito pela individualidade, portanto, deixe o animal em um espaço mais reservado (Foto: Divulgação)

Lembre-se de que você precisará de muita paciência, pois o caso de perseguição ou até mesmo do gato tentar arranhar o cachorro pode vir a acontecer, de modo que este processo é importante no conhecimento um do outro e no estabelecimento de um novo laço de amizade.

Como melhorar a convivência entre cães e gatos

Se você já tem esses bichinhos há algum tempo, porém eles não são muito amigos, existem outras dicas para melhorar a convivência entre os cães e os gatos. Para isso, o primeiro passo é estabelecer o contato visual de ambos, aproximando-os para que se vejam mais vezes. Por isso, procure dividir a sala de estar com ambos enquanto você estiver presente e ofereça recompensas e carinhos de uma forma igualitária.

O contato visual é fundamental para uma boa convivência (Foto: Divulgação)

Entretanto, deixe transparecer que o gato seja sempre o animal dominante, podendo circular em mais ambientes pela casa, uma vez que o cão é um animal maior e caso a autoridade seja reivindicada a ele, podem se iniciar os conflitos. Por fim, tenha uma boa dose de paciência e não crie preferências entre um ou outro, lembrando-se que ambos necessitam de afeto e compreensão.

Veja também: Fotos de raças diferentes de cães e gatos.






Top