Como me matricular em cursos online

Uma das maiores praticidades proporcionadas pela internet é a possibilidade de estudar a distância, acabando com algumas barreiras que antes atrapalhavam o acesso de muitas pessoas a um melhor nível de educação. Agora, com um computador que tenha acesso à internet, você pode se matricular e estudar sem sair de casa ou no local que você quiser, desde que haja a conexão com a rede mundial de computadores.

Nos cursos online são usados vários recursos para melhorar o aprendizado (Foto: Divulgação)

Cursos de vários tipos

Atualmente, há diversos tipos de cursos que podem ser feitos online, como os cursos de idioma (inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, etc), de música, de qualificação profissional (de culinária, fotografia, edição de áudio e vídeo, gestão de equipes, técnicas de vendas, auxiliar administrativo, etc) e da área de estética, entre outros segmentos.

A maioria deles inclui videoaulas, arquivos de áudio, apostilas que você pode imprimir, seções para tirar dúvidas com os professores e algumas ferramentas de contato com outros alunos também matriculados.

Você deve fazer a sua matrícula no site da Instituição de Ensino (Foto: Divulgação)

Como se matricular

Para se matricular você deve acessar o site da instituição que disponibiliza o curso, verificar as informações referentes a ele, conferir a sua duração, verificar se o curso é gratuito ou pago e efetuar o seu cadastro, se realmente estiver tudo da maneira que você deseja. Normalmente, devem ser exigidas informações como endereço, telefone, documento de identidade, CPF, naturalidade e escolaridade, entre outras.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a instituição, através da internet ou de telefones informados nos sites, para buscar maiores informações.

Outra vantagem é que você pode estudar a hora que quiser e sem sair de casa (Foto: Divulgação)

Cursos de nível superior

Os cursos de graduação online também são muito procurados. Diversas instituições de ensino superior de todo o país oferecem as habilitações nas áreas de administração, ciências contábeis, economia e comunicação, entre muitas outras. Há também vários cursos de pós-graduação online, para especialização em diversas áreas.

Nestes cursos, você preenche uma ficha e participa dos processos de seleção, muito parecidos com o vestibular tradicional. A maioria dos cursos de nível superior online é paga, por isso verifique os valores da mensalidade antes de confirmar a sua inscrição.

Escolha bem o curso antes de se matricular (Foto: Divulgação)

Cuidados

Você deve tomar alguns cuidados antes de sair se matriculando nos cursos online. Para verificar se o curso é correto e tem licença, você pode entrar em contato com pessoas que já fizeram estes cursos, além de buscar informações com a própria instituição ou órgãos da área.

No caso dos cursos de graduação ou pós-graduação, você deve acessar o site do MEC e verificar se a instituição é realmente credenciada para ministrar os cursos.

Não se esqueça também de procurar saber a respeito das formas de pagamento, caso o curso online seja pago.

Algumas opções

Clique nos links abaixo para conferir informações sobre alguns cursos online:

Cursos online Sebrae

Cursos de programação e desenvolvimento em servidores

Diversos cursos de graduação online

Cursos online gratuitos da Fundação Bradesco

– Curso online de ciências contábeis

 

 

 

 

 

 

 

 

Artigos Relacionados

Artigos Relacionados

2 Comments - Add Comment

Reply