Aromaterapia e os benefícios para a saúde

Aromaterapia e os benefícios para a saúde. Se você quer saber mais sobre isso, não deixe de ler a matéria a seguir, na qual…

Por Andre em 02/10/2014

Aromaterapia e os benefícios para a saúde. Se você quer saber mais sobre isso, não deixe de ler a matéria a seguir, na qual vamos comentar um pouco mais a respeito dessa técnica da medicina alternativa que cada vez mais tem sido procurada pelas pessoas.

Aromaterapia e os benefícios para a saúde (Foto: Divulgação)

A aromaterapia consiste em uma prática que ajuda na cura de sintomas emocionais e físicos, através da aplicação de substâncias naturais aromáticas, mais conhecidas como óleos essenciais (não confundir com essências, que são aromas sintéticos).

Tais aromas naturais, que possuem propriedades terapêuticas e farmacológicas, são extraídos de flores, ervas, plantas e árvores. A aplicação pode se dar de diferentes maneiras, como massagens, inalações e banhos, entre outras.

Aromaterapia para aliviar cólicas do bebê

Conheça os segredos da auraterapia

Aromaterapia e os benefícios para a saúde

O tratamento aromaterápico é feito com a utilização dos óleos essenciais (Foto: Divulgação)

São vários os benefícios da aromaterapia para a saúde, o que tem causado uma grande procura por essa terapia alternativa. Ela pode ajudar, por exemplo, no tratamento para problemas relacionados ao estresse, menopausa, TPM, doenças respiratórias e irregularidades menstruais.

A técnica também é amplamente utilizada para tratar depressão, insônia, enxaqueca, ansiedade, fadiga, problemas gastrointestinais, infecções, dores musculares e redução de inflamações, além de vários outros problemas relacionados à saúde mental e física.

Entre os benefícios da aromaterapia, também não podemos nos esquecer de que ela é ótima para quem precisa reforçar os cuidados com a pele, pois auxilia no combate à acne e outros problemas dermatológicos (psoríase, eczemas, etc), além de atenuar manchas e cicatrizes.

O tratamento com aromaterapia pode ser utilizado em diversas situações, já que traz vários benefícios para a saúde. No entanto, é preciso consultar um profissional da área para saber qual o aroma certo para o seu caso e a maneira de usá-lo, pois há contraindicações para determinados óleos.

Óleos essenciais mais usados

A terapia alternativa pode abranger massagens, inalação e banhos, entre outras formas (Foto: Divulgação)

Para quem se interessou pela aromaterapia e os benefícios para a saúde, é importante conhecer os óleos essenciais mais usados nos tratamentos aromaterápicos. Alguns deles são:

– Óleo essencial de laranja: diminui a ansiedade.

– Óleo essencial de lavanda: relaxa e alivia sintomas da TPM.

– Óleo essencial de alecrim: estimula a mente e diminui a fadiga.

– Óleo essencial de sálvia: reduz a pressão arterial.

– Óleo essencial de canela: aumenta a concentração.

– Óleo essencial de hortelã: alivia o stress.

Top