Como cultivar morangos em vasos

É desejo de muitas pessoas poder cultivar árvores frutíferas em casa. Muitas delas, de porte grande, oferecem dificuldade de cultivo, a quem dispõe de…

É desejo de muitas pessoas poder cultivar árvores frutíferas em casa. Muitas delas, de porte grande, oferecem dificuldade de cultivo, a quem dispõe de pouco espaço. No entanto, outras, pequenas, podem ser plantadas em vasos e jardineiras, proporcionando o prazer de se ter, sempre ao alcance, frutas frescas e cuidadas por nós mesmos. O prazer de vê-las brotar, crescer e estar prontas para a colheita é algo que podemos sentir, em nossas casas. Saiba como cultivar morangos em vasos.

A técnica é simples e permite que você tenha morangos frescos, sempre ao alcance (Foto: Divulgação)

Materiais necessários

Para plantar moranguinhos em vasos, você precisará dos seguintes materiais:

– jardineira (também chamada de Floreira), medindo, em média, 20 cm de largura e 80cm de comprimento. Vale lembrar que pode ser, também, um vaso ou cachepô. A floreira é interessante por ser mais comprida e, assim, acomodar mais mudas de morango;

– terra preta adubada

– argila expandida

– serragem

– manta de bidim (nas medidas da floreira)

– tesoura e canivete (ou faca)

Como plantar os morangos

Primeiramente, é preciso preparar o interior da jardineira. Para isso, preencha-a com uma camada de argila expandida, com altura de, mais ou menos, 5 cm. Em seguida, cubra-a com a manta de bidim. Estas duas etapas são importantes, pois a argila e a manta irão filtrar a água, que estará suja, em decorrência do contato com a terra. Assim, você poderá colocar esta floreira com morangos em qualquer lugar de sua casa, pois a água será escoada, limpa.

Materiais para montar o vaso de morangos (Foto: Divulgação)

Agora, adicione e terra preta. O ideal é que você faça uma camada de, mais ou menos, 15 cm. Assim, a terra irá acomodar as mudas e será suficiente para que as raízes não esgotem os seus nutrientes, muito rapidamente.

Leia Também:  Como ampliar e organizar a quitinete

As mudas devem ser, agora, transportadas para a floreira. Retire-as dos vasinhos, tomando muito cuidado, para que não se quebrem. Procure apertar um pouco o vaso de plástico, a fim de fazer com que a terra se descole dele ou use o canivete ou faca, passando-o nas bordas do torrão. Depois, vire-o, com a planta para baixo, batendo levemente em seu fundo, enquanto segura o torrão de terra, com a outra mão.

Acomode as mudas de morango no vaso, deixando espaços de 10 cm entre elas. Preencha os espaços restantes com a terra preta, compactando-a, para que as mudas fiquem firmes. Porém, não aperte em excesso!

A cada dois anos, é indicado trocar as mudas (Foto: Divulgação)

Finalize o plantio de morangos, colocando uma camada de serragem, sobre a terra. Este material é importante, pois evita que os morangos fiquem em contato com a terra úmida e, assim, apodreçam. Verifique, então, se há folhas velhas ou secas, podando-as com a tesoura.

O vaso com morangos deve ficar em local que receba sol. Todos os dias, ao final da tarde, você deverá regá-lo. Sempre que houver folhas ressacadas, pode-as. As frutas irão aparecer entre os meses de maio e setembro. Aproximadamente 2 anos e meio, após a primeira colheita, é indicado trocar as mudas por outras novas. Caso as plantas fiquem muito grandes e comecem a dar sinais de esgotamento, será preciso mudar a planta de vaso, passando-a para outro maior.

 

Top