quarta-feira, 17 de agosto de 2022 - 17/08/2022 10:11:38
MundodasTribos

A limpeza do piso costuma deixar os moradores da casa em dúvida, afinal, nem todos os tipos de produtos podem ser usados para remover a sujeira da superfície. Para preservar o revestimento livre de riscos e manchas, é essencial adotar alguns cuidados na hora de limpar e conhecer o material com o qual está lidando.

limpeza de piso

Logo no momento da compra do piso, o consumidor procura por peças bonitas, duradouras e com fácil manutenção. O terceiro critério diz respeito à limpeza, que permite preservar a estética original do revestimento conservada por mais tempo. A praticidade do material vai dispensar as faxinas pesadas e cansativas.

O que este artigo aborda:

A limpeza de cada tipo de piso

Cada tipo de piso precisa ser limpo de uma forma, considerando as necessidades e limitações do material. Confira sugestões eficazes para o seu dia a dia:

Piso de cerâmica

A cerâmica é prática e duradoura, por isso representa uma ótima opção para revestir banheiros e cozinhas. Os pisos fabricados com este material são os mais fáceis de limpar, bastando o uso de água e sabão neutro.

Piso de madeira

O revestimento com madeira combina com qualquer estilo de decoração, além de montar uma estética aconchegante e atemporal. Apesar de todas as vantagens, é importante tomar cuidado com o uso das peças como acabamento, sobretudo em ambientes com muita umidade.

Na hora de limpar o piso de madeira, é recomendado o uso de vassoura de pelo, aspirador ou um pano levemente umedecido com água e detergente neutro. Para não desgastar o material, os moradores devem evitar o uso de álcool, querosene e outros tipos de solventes. É importante lembrar também que o excesso de água é um inimigo para a madeira.

Piso de porcelanato
Use um pano molhado para limpar a superfície, aplicando uma solução com água, detergente neutro ou sabão de coco. Os produtos abrasivos devem ser evitados para não comprometer o brilho do porcelanato, como é o caso da cera, do sabão em pó e ácidos.

Leia mais: Como limpar piso de porcelanato

Carpete

A limpeza do carpete pode ser realizada com uma solução caseira, preparada com 1 litro de água morna, 2 colheres (sopa) de detergente neutro e 3 colheres (sopa) de vinagre. A técnica deve ser colocada em prática pelo menos uma vez por semana.

Não sabe como limpar? Leia: Dicas de como limpar o carpete de casa

Mármore

Para remover a poeira e os resíduos do mármore, é necessário efetuar uma boa limpeza da superfície com pano úmido. Caso a intenção seja recuperar o brilho do material, então use uma solução caseira preparada com 1 copo de água oxigenada para 12 copos de água. Se o mármore estiver manchado, é possível aplicar um produto apropriado ou a mistura de vinagre com água.

Granito

O pano úmido é mais que suficiente para a limpeza deste piso. No entanto, é importante evitar substâncias oleosas, como água sanitária e detergente.

O conteúdo "Como limpar diferentes tipo de pisos" foi feito por Isabella Moretti e distribuído por MundodasTribos na categoria Bem Estar em .

Isabella Moretti

Publicitária, pós-graduada em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais. É também empresária e CEO & Founder do ViaCarreira

1

Pode ser do seu interesse

Praias mais bonitas de Pernambuco

Praias mais bonitas de Pernambuco

Creme Hidratante para o Corpo com Filtro Solar

Creme Hidratante para o Corpo com Filtro Solar

Recanto do Sol Hotel, Porto Seguro

Recanto do Sol Hotel, Porto Seguro

Tintura Koleston Mechas Luzes

Tintura Koleston Mechas Luzes

Pacotes de viagem, Uruguai CVC 2012

Pacotes de viagem, Uruguai CVC 2012

Receitas com carne moída práticas

Receitas com carne moída práticas