Como limpar diferentes tipo de pisos

A limpeza do piso costuma deixar os moradores da casa em dúvida, afinal, nem todos os tipos de produtos podem ser usados para remover…

Por Isabella Moretti em 02/05/2012

A limpeza do piso deve levar em conta as necessidades e limitações do material.

A limpeza do piso costuma deixar os moradores da casa em dúvida, afinal, nem todos os tipos de produtos podem ser usados para remover a sujeira da superfície. Para preservar o revestimento livre de riscos e manchas, é essencial adotar alguns cuidados na hora de limpar e conhecer o material com o qual está lidando.

Logo no momento da compra do piso, o consumidor procura por peças bonitas, duradouras e com fácil manutenção. O terceiro critério diz respeito à limpeza, que permite preservar a estética original do revestimento conservada por mais tempo. A praticidade do material vai dispensar as faxinas pesadas e cansativas.

A limpeza de cada tipo de piso

Cada tipo de piso precisa ser limpo de uma forma, considerando as necessidades e limitações do material. Confira sugestões eficazes para o seu dia a dia:

Piso de cerâmica
A cerâmica é prática e duradoura, por isso representa uma ótima opção para revestir banheiros e cozinhas. Os pisos fabricados com este material são os mais fáceis de limpar, bastando o uso de água e sabão neutro.

Piso de madeira
O revestimento com madeira combina com qualquer estilo de decoração, além de montar uma estética aconchegante e atemporal. Apesar de todas as vantagens, é importante tomar cuidado com o uso das peças como acabamento, sobretudo em ambientes com muita umidade.

Evite excesso de água no piso de madeira e prefira limpar com aspirador de pó.

Na hora de limpar o piso de madeira, é recomendado o uso de vassoura de pelo, aspirador ou um pano levemente umedecido com água e detergente neutro. Para não desgastar o material, os moradores devem evitar o uso de álcool, querosene e outros tipos de solventes. É importante lembrar também que o excesso de água é um inimigo para a madeira.

Piso de porcelanato
Use um pano molhado para limpar a superfície, aplicando uma solução com água, detergente neutro ou sabão de coco. Os produtos abrasivos devem ser evitados para não comprometer o brilho do porcelanato, como é o caso da cera, do sabão em pó e ácidos.

Leia mais: Como limpar piso de porcelanato

Carpete
A limpeza do carpete pode ser realizada com uma solução caseira, preparada com 1 litro de água morna, 2 colheres (sopa) de detergente neutro e 3 colheres (sopa) de vinagre. A técnica deve ser colocada em prática pelo menos uma vez por semana.

Não sabe como limpar? Leia: Dicas de como limpar o carpete de casa

Mármore
Para remover a poeira e os resíduos do mármore, é necessário efetuar uma boa limpeza da superfície com pano úmido. Caso a intenção seja recuperar o brilho do material, então use uma solução caseira preparada com 1 copo de água oxigenada para 12 copos de água. Se o mármore estiver manchado, é possível aplicar um produto apropriado ou a mistura de vinagre com água.

Granito
O pano úmido é mais que suficiente para a limpeza deste piso. No entanto, é importante evitar substâncias oleosas, como água sanitária e detergente.

A limpeza adequada ajuda a aumentar a durabilidade do revestimento.

Top