Como Limpar Piso de Porcelanato

A decoração  de uma casa vai muito além do que se imagina. Ela corresponde as cores escolhidas para a parede, móveis, eletrônicos, acessórios até o…

A decoração  de uma casa vai muito além do que se imagina. Ela corresponde as cores escolhidas para a parede, móveis, eletrônicos, acessórios até o piso. O porcenalato é um revestimento de cerâmica, de materiais nobres, e que passa por um processo de compactação superior ao da tradicional cerâmica, isto é, leva camadas de verniz até ficar duro como uma porcelana.

Considerado um piso frio, é indicado para salas por conta da facilidade de limpar e pela durabilidade, mas a desvantagem é que é de difícil colocação e possui um alto custo.

Muitos consumidores estão optando por este tipo de piso por conta da sua quase nula absorção de água e grande resistência. Em geral, ele é durável e brilhante.

A limpeza e a manutenção deste tipo de material é diferente dos convencionais. Ele é de fácil manutenção, mas requer um cuidado especial porque é desenvolvido com materiais nobres. Conheça algumas dicas de como limpar este piso, mantendo o brilho e a qualidade.

Limpeza diária
– Varra com uma vassoura de pelo ou um aspirador de pó
– Passe um pano de chão molhado com a seguinte mistura:
– Adicione uma colher (de sopa) de sabão de coco líquido ou detergente neutro em um balde ou bacia com 5 litros de água. Essa quantidade de material de limpeza irá tirar a sujeira e oleosidade, sem deixar o piso sem brilho.

Como tirar manchas
Existem no mercado alguns produtos específicos para limpeza de manchas que são utilizados quando é preciso uma limpeza pesada. Mas, você também pode usar algumas receitas caseiras para remover manchas. Veja abaixo o que fazer, caso a caso:

• Ferrugem, café ou bebidas alcoólicas: em um copo com água, misture uma tampa de água sanitária. Depois, embeba uma esponja e coloque na mancha. Deixe agir por 5 minutos. Então esfregue o local com a mancha e passe um pano úmido.

• Graxas e óleos: em um copo com água dilua duas colheres (sopa) de detergente neutro. Aplique esta mistura sobre a mancha e deixe agir por 5 minutos. Depois, passe um pano molhado.

• Marca de pneus: um pano com Aguarrás irá resolver.

• Rejunte: embeba uma esponja em uma mistura de um copo de água com um copo de vinagre branco. Coloque um pouco de detergente sobre o local e esfregue a mancha. Antes de passar um pano molhado, deixe agir por cinco minutos.

•Tintas: inclusive as de caneta podem ser retiradas com acetona.

Esqueça! Nunca utilize
Embora o porcelanato tem fama de ser resistente, não utilize substâncias abrasivas que podem danificar o esmalte e o rejunte, o que torna a superfície porosa e mais fácil de ser manchada. Veja abaixo uma lista de produtos proibidos para o porcelanato:

– Sabão em pó.
– Ceras
– Produtos que realcem o brilho.
– Escovas abrasivas.
– Qualquer tipo de ácido.
– Produtos multiuso.
– Detergentes fortes que contém ácido em sua composição.
– Soda cáustica.


Top